Saiba como determinar a idade aproximada do seu cão

Com colaboração: Joyce Lima   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorros de idades diferentes sentados no parque
Detalhes como cor da pelagem e dentição ajudam a saber a idade do cachorro

Saber a idade de um cachorro é essencial para o bem-estar do pet, pois cada etapa da vida exige um cuidado especial com alimentação, higiene e adaptações na rotina. 

Por isso, ao longo do tempo, foram criados diversos métodos para calcular a idade dos cães. Um dos mais populares é calcular os anos do animal proporcionalmente à dos humanos, o que nem sempre oferece um resultado preciso. 

Em virtude disso, o recomendado por especialistas é medir a faixa etária do animal, observados características físicas e comportamentaisl. 

Atributos como pelagem, dentição, olhos e atividades costumam oferecer boas pistas. Para nos ajudar, contamos com a colaboração de Joyce Lima (CRMV/SP – 39824), médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi. Confira!

Tabela idade cachorro x humano

como calcular a idade de cachorro

Importante: Calcular a idade de um cachorro a partir da relação com a idade humana não é uma conta exata. Isso porque, questões como raça, saúde e desaceleração no ritmo de crescimento, que podem causar distorções no resultado.

Como calcular idade de cachorro a partir de suas características

Para conseguir uma estimativa mais próxima da idade do cão, a melhor opção é identificar a faixa etária do pet a partir de características físicas. Conheça quais são as alterações mais fáceis de notar. 

Como saber a idade do cão pelo dente

Ao analisar a dentição do animal de estimação, é possível identificar a faixa etária do cão. Por exemplo, filhotes costumam trocar a dentição de leite pela permanente por volta de 4 ou 5 meses.

A partir do momento em que assumem a dentição definitiva, é possível determinar a idade aproximada do cãozinho. Para isso, os veterinários analisam o nível de deterioração dos dentes.

Cães com idades entre 1 e 2 anos costumam ter os dentes muito brancos e sem sinais de tártaro. A partir dessa idade, surgem os primeiros sinais de amarelamento do dente e a placa bacteriana.

Além das manchas e deterioração, a ausência de dentes também ajuda a ter uma referência sobre a idade do cachorro. Esse tipo de sinal aparece, normalmente, em cães idosos.

Como saber a idade do pet pela pelagem

A coloração da pelagem do pet nos oferece alguns indícios sobre o estágio da vida do animal de estimação. 

Por exemplo, entre a fase adulta e sênior, a pelagem do cão começa a apresentar os primeiros fios brancos, principalmente próximo ao focinho. Essa mudança é um sinal que o seu pet está se aproximando da senioridade. 

Mudança no brilho dos olhos

A intensidade do brilho dos olhos dos cães também ajuda a estipular a idade aproximada do pet. 

Conforme o tempo avança, é possível notar uma opacidade gradual da retina, principalmente quando eles são idosos. 

Queda na disposição do cachorro

Um detalhe que entrega a idade é o comportamento do animal. Por exemplo, cães filhotes adoram passear e não perdem a oportunidade de interagir com o tutor. Porém, a partir dos 7 anos, é comum o cão se tornar menos disposto. 

Se o pet costuma ficar mais quieto, dorme por longos períodos e interage menos com tutores e brinquedos, isso é um sinal que ele está se tornando idoso.    

Quantos anos vive um cachorro?

Depois de saber como calcular a idade do cachorro, ficou mais simples descobrir quantos anos humanos vive o seu pet. Estima-se que um cão viva, em média, 18 anos.

Esse número pode variar em virtude de questões como doenças, alimentação, higiene e a prática de atividades.

Agora que você já sabe como calcular a idade do seu cachorro de um jeito simples. Para conhecer mais curiosidades sobre o mundo canino, continue no Blog da Cobasi.

Joyce Lima

Com colaboração: Joyce Lima

Médica Veterinária | CRMV/SP - 39824

Formada pela USP, Joyce possui especializações em Medicina Veterinária Preventiva e um MBA em Liderança de Alta Performance. Apaixonada por sua gata, Mia, ela reflete todo o carinho e dedicação que tem por ela em sua prática profissional.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

10 Comentários

  1. Silvia disse:

    Adorei essas explicações. Percebi q preciso comprar ração de idoso para meu Rott de 9 anos. Muito bom. Façam mais textos como esse. Gratidão!!!

  2. SIDNEI disse:

    AMEI OS COMENTARIOS SOBRE OS PETS EU TENHO DUAS,UMA FILHOTE DE HOTWAILLER COM PIT BUL,ELA CRUZOU COM UM LABRADOR E EU FIQUEI COM UMA FEMEA DESSES DOIS.

  3. SIDNEI disse:

    E ADORARIA TER LIVROS SOBRE OS PETS

  4. Jaime da Escossia disse:

    Gostei muito do ensinamento. Tenho um casal de Pinscher 0 com apenes 76 dias mas comem razão, tomam aguas. São muito danados. Se não estão dormindo, estão fazendo bagunça. Quando vou brincar com eles me mordem muito, sem dor. Pergunto: isso é porque a dentição deles ainda é a de leite e estão em formação.

  5. Antonia disse:

    Amei essas explicações, parabéns,,sobre pets,e gatos obg

  6. Meu gato está com um resfriado muito forte, nariz congestionado, dificuldade para respirar, ele pesa mais ou menos 6/5kg quantos ml devo administrar nele? disse:

    Estou dando 1ml a cada 12hs por conta do resfriado estar muito forte, ele tem febre, o nariz congestionado, secreção nos olhos, e parece que não melhora, já fazem 3 dias…

  7. Adna Dias disse:

    Meu gato está com um resfriado muito forte, nariz congestionado, dificuldade para respirar, ele pesa mais ou menos 6/5kg quantos ml devo administrar
    Estou dando 1ml a cada 12hs por conta do resfriado estar muito forte, ele tem febre, o nariz congestionado, secreção nos olhos, e parece que não melhora, já fazem 3 dias…

  8. Maria Macedo Silva disse:

    Foi de grande valia para mim. Aprendi coisas que desconhecia. Muito bom mesmo. Gratidão, Gratidão.

Deixe o seu comentário