Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça a suculenta orelha-de-shrek

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
close flores da orelha de shrek
Bordas vermelhas são a principal característica da suculenta

A orelha-de-shrek é uma planta da família das suculentas, que tem como principal característica o formato exótico de suas flores. Para conhecer tudo sobre esse tipo de suculenta que imita um famoso personagem de desenho animado, leia o post a seguir e divirta-se!

O que é a suculenta orelha-de-shrek?

A suculenta orelha-de-shrek é uma planta que faz parte da família das Crassulaceae, plantas de origem africana, nativa dos países Moçambique e África do Sul. Lá ela também é conhecida como Gollum, outro famoso personagem dos cinemas.

As principais características da orelha-de-shrek são: folhas verdes em formato tubular com uma espécie de trombeta vermelha ao redor das folhas. Apesar do crescimento mais lento do que outras suculentas, essa planta pode chegar a medir até 80 cm de altura.

A planta orelha-de-shrek tem flores?

Essa é uma boa pergunta. Da mesma maneira de outros tipos de suculentas, a planta orelha-de-shrek também tem flores. O seu período de floração acontece entre o final do outono e início do inverno, com o surgimento de belas flores brancas ou rosadas em formato de estrela.

Há diferença entre orelha-de-shrek e orelha-de-fiona?

As suculentas orelha-de-shrek e orelha-de-fiona fazem parte da mesma família de plantas. A única diferença entre elas é no formato das flores. Enquanto, na orelha-de-shrek elas são tubulares, na orelha-de-fiona, elas são mais compactas, largas e abertas.

Aprenda a cultivar a orelha-de-shrek

flores brancas de suculenta
Pétalas brancas marcam a floração da orelha-de-shrek

Gostou da planta orelha-de-shrek e está pensando em cultivar esta suculenta em casa? Então, separe os acessórios de jardinagem e acompanhe o nosso passo a passo. Você verá que é muito simples decorar a casa ou o apartamento com essa suculenta.

1. Escolha o lugar ideal para a sua suculenta

O primeiro passo para cultivar a planta orelha-de-shrek é escolher o lugar ideal para ela. Por ser uma espécie de pequeno porte, ela combina com varandas, jardins com pedras e vasos para o interior do ambiente. Entretanto, é importante estar atento à iluminação.

2. Atenção à iluminação do ambiente

As suculentas, de maneira geral, são plantas que adoram ficar no sol. E com a orelha-de-shrek não é diferente. Por isso, opte por cultivar a sua planta em locais com incidência direta dos raios solares, no máximo à meia sombra.

3. Temperatura ambiente

Por ser uma planta de origem africana, a orelha-de-shrek reage bem às temperaturas tropicais encontradas na maior parte do Brasil. O indicado é que ela seja cultivada entre temperaturas que variam entre 14 e 30°C.

4. Preparação do solo para a orelha-de-shrek

vaso com suculenta na janela
vaso com orelha de Shrek
suculenta crescendo no vaso
vaso com suculenta na janela
A orelha de Shrek é perfeita para decoração
vaso com orelha de Shrek
A suculenta tem tamanho compacto e combina com qualquer ambiente
suculenta crescendo no vaso
As suculentas crescem em tamanho lento

A suculenta orelha-de-shrek é uma espécie que precisa de substratos úmidos, arenosos e com pH neutro. Para fazer isso, é necessário misturar terra vegetal, areia e pedriscos em um vaso com furos na base para facilitar o escoamento da água.

5.  Cuidados com a rega da planta

Para ver se o substrato está úmido, basta fazer o teste do dedo antes de molhar a terra. Se já estiver úmida, nada de rega por enquanto para que o solo não fique encharcado. Agora, se estiver seco, pode fazer a rega sem problemas.

6. Manutenção da suculenta

As suculentas são plantas que não necessitam de uma manutenção periódica. O apaixonado por jardins precisará apenas fazer a poda de folhas e ramos que estejam secos. Só não se esqueça de usar uma tesoura apropriada e esterilizada para não prejudicar a saúde da planta.

7. Combate às pragas na orelha-de-shrek

Da mesma maneira que as outras espécies de plantas, a orelha-de-shrek não está livre de pragas. As mais comuns são: cochonilha, pulgão e fungos. Para tratá-las, use produtos para combate de pragas e aplique diretamente no solo, o mais próximo da borda do vaso.

Saiba como fazer mudas de orelha-de-shrek

Adorou ter em casa uma suculenta orelha-de-shrek e deseja ter mais delas pelo ambiente? É muito fácil! Você só precisará cortar uma das folhas saudáveis e fazer o plantio em um vaso separado. Deixe no sol até que novas raízes cresçam.

Agora que você já sabe tudo sobre a suculenta orelha-de-shrek, compartilhe com a gente nos comentários as suas experiências com as plantas e decoração.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário