Pulgas em filhotes de 2 meses: proteja o seu cão!

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro filhote de dois meses com culpa
Pulgas em cachorros filhotes pode causar doenças

Prevenir pulgas em filhotes de 2 meses é uma das principais preocupações de tutores de cachorros, pois nessa fase da vida o organismo do cão ainda é muito frágil. Confira algumas dicas para manter o peludo protegido da infestação desses parasitas!

Por que evitar pulgas em filhotes de 2 meses?

Por volta dos 2 meses de vida, o sistema imunológico do cachorro filhote ainda está em fase de formação, o que deixa o animal exposto a doenças e infecções. Ser alvo da infestação de pulgas nesse período pode acarretar o surgimento de verminoses e anemia, devido ao excesso da perda de sangue.

Como prevenir pulgas em cachorros filhotes?

A melhor maneira de prevenir a infestação de pulgas em cachorro filhote com até dois meses é investir na prevenção. Isso passa por algumas atitudes simples do tutor, como por exemplo, manter animais e ambientes comuns higienizados e investir em bom medicamentos antipulgas para cachorro. Conheça cada uma delas.

1. Cuidados com a higiene do cão

Os cuidados com a higiene do cão são o ponto de partida para manter pulgas e carrapatos longe de cachorro filhote. Para isso, é muito importante aparar, escovar e fazer a limpeza da pelagem do animal  Nada como um bom banho periódico em casa ou em pet shop para deixar o seu amigo lindo, cheiroso e protegido. 

2. Deixe as pulgas longe do ambiente

Você sabia que o ambiente é o principal foco de contaminação de pulgas em cachorro filhote? Em virtude disso, o esforço para evitar a infestação do parasita necessita de um cuidado extra com os principais cômodos da casa. 

Por exemplo, fazer a higienização de quintais, quartos, sala e outros locais onde o animal adora ficar são um ótimo reforço para garantir o bem-estar de todos. Não se esqueça de dar atenção extra para sofás, tapetes, caminhas e casinhas, que são os lugares preferidos das pulgas!

3. Acerte no antipulgas para cachorros filhotes

pessoal passando antipulgas em cão filhote
Escolha entre comprimidos e pipetas o antipulgas que combina com o animal.

A escolha do antipulgas para cachorro filhote de 2 meses de idade é um assunto delicado. Porque, entre tantas opções de remédios para cachorro, é preciso encontrar aquela que seja adequada a essa fase da vida do animal. 

Uma opção de antipulgas criada para proporcionar a segurança ideal aos cães filhotes são os medicamentos da linha Bravecto. Indicado para pets com mais de 2kg e mais de 8 semanas de vida, eles agem na parte interna do corpo do pet.

E o melhor de tudo, é que ele pode ser usado para proteger cadelas prenhas e em lactação, o que permite preservar todos os animais da casa com apenas um medicamento. Escolha entre opções de comprimidos ou uso tópico e mantenha a família livre de parasitas por até 3 semanas.

Como tratar pulgas em filhotes de 2 meses?

Não deu tempo de manter o seu cachorro filhote protegido contra os parasitas e você encontrou pulgas em seus cães filhotes de 2 meses? Então, o primeiro passo é buscar a ajuda de um médico-veterinário.

A partir de uma série de exames, ele poderá indicar qual é o remédio e a dosagem adequada para o grau da infestação de pulgas e carrapatos que o pet se encontra. Além disso, o profissional irá prescrever o tempo de tratamento para o restabelecimento da saúde do animal.

Em seguida, o recomendado é fazer a higienização completa do ambiente. Dessa maneira, você poderá eliminar desde pulgas adultas até ovos e larvas escondidos na casa e evitar que elas se hospedem no corpo do pet novamente. 

Gostou de aprender como evitar e tratar de pulgas em filhotes de 2 meses? Então, compartilhe como você faz para manter o seu cachorro filhote protegido. 

Para você saber mais sobre pulga em cães e como tratar, aperte o play e confira o vídeo especial que a Cobasi produziu sobre o tema.

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário