Tomate ornamental: saiba como cultivar e cuidar em casa

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tomate ornamental no vaso
O tomate ornamental é um fruto desenvolvido apenas para fins decorativos

O tomate ornamental, também conhecido como Finestra, foi desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para fins decorativos.

Ficou curioso? Então, confira como plantar, cultivar e cuidar de um tomate ornamental em seu jardim.

Tomate ornamental: o que é?

O tomate ornamental é um fruto compacto, semelhante ao tomate cereja, criado para uso decorativo em jardins.

O que caracteriza esse fruto, além do tamanho menor em relação ao tomate tradicional são: a coloração verde intensa se suas folhas e as flores amarelas. Essa combinação cria um visual único para qualquer ambiente.

Tomate ornamental: Ficha técnica

Nome científicoFinestra
Nome PopularTomate ornamental
FamíliaSolanaceae
Divisão
Ciclo de vidaPerene

Como cultivar tomate ornamental no vaso

Cultivar tomate ornamental no vaso é uma tarefa bastante simples, muito similar ao plantio de frutas tradicionais. Acompanhe.

Preparando a muda de tomate ornamental

De acordo com a Embrapa, o cultivo do tomate ornamental começa pela preparação da muda. Para isso, você precisará de um pequeno vaso, substrato orgânico e sementes, que são encontradas na loja da Cobasi mais próxima.

Com os itens em mãos, preencha o vaso com substrato, coloque as sementes de tomate e regue até o solo ficar úmido. Mantenha a rega constante até surgirem as primeiras quatro folhas. Nesse momento, você já pode fazer o plantio definitivo do tomate.

Qual o melhor vaso para tomate?

Para fazer o plantio definitivo da muda de tomate ornamental, o indicado é optar por um vaso que favoreça a drenagem da água da rega.

Os modelos ideais são aqueles feitos em barro e com furos em sua base. Além disso, para que a planta possa crescer com saúde, escolha recipientes com capacidade para 4kg de substrato.

A melhor iluminação para o tomate ornamental

Um pé de tomate ornamental precisa de exposição direta à luz do sol para poder se desenvolver. Por isso, o ideal é cultivar o fruto em ambientes externos como, por exemplo, jardins e varandas abertas.

Aposte em substratos orgânicos

Oferecer um solo rico em matéria orgânica e drenável é essencial para o cultivo de qualquer planta. Por conta disso, aposte em substratos compostos por húmus de minhoca, esterco do boi, cascalho ou argila expandida.

Quando fazer a rega do tomate?

O tomate é um fruto que precisa de um solo úmido para poder absorver os nutrientes necessários para um pleno desenvolvimento. Então, não se esqueça: regue o seu pé de tomate duas vezes por semana, é suficiente.

Preciso adubar o tomate ?

Sim! Todas as plantas e flores perenes precisam de reposição de nutrientes para que se mantenham saudáveis ao longo do tempo. De acordo com a orientação de especialistas em jardinagem, use sempre adubos orgânicos para cuidar do fruto.

Controle de pragas e doenças

Outro ponto importante para o cultivo de tomate ornamental é o controle de pragas e doenças, uma vez que podem surgir parasitas e fungos nas folhas. O indicado é aplicar produtos contra pragas uma vez por semana direto no solo.

O tomate ornamental é pet friendly?

Um tema importante quando o assunto é cultivo de plantas, é saber se ela faz mal ou não ao animal de estimação. No caso do tomate, não precisa se preocupar: ela é pet friendly, ou seja, não causará nenhum mal ao seu cão ou gato.

Gostou de conhecer mais sobre o tomate ornamental? Então, conheça o nosso Guia de Plantas e saiba tudo sobre o hobby da jardinagem.

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário