Rato na piscina: saiba como proteger toda a família

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
rato nadando na piscina
Encontrar um rato na piscina é uma situação desagradável e que pode causar sérios problemas de saúde

Encontrar um rato morto na piscina é uma situação bem desagradável e muito comum em regiões onde há muita vegetação em torno da casa. 

Após encontrar um rato na piscina, são necessários alguns cuidados para que a água esteja própria para banho. Confira tudo o que você precisa fazer para garantir uma diversão segura para toda a família.

Por que tem um rato na piscina?

Um rato morto na piscina pode ser consequência de uma série de fatores como. O principal deles é a sede causada pelos produtos raticidas.

Ao entrarem em contato com o veneno, os ratos ficam com sede e procuram um local para se hidratar, normalmente as piscinas. Entretanto, muita das vezes, o animal não consegue sair e acaba morrendo por afogamento.

O que fazer com um rato na piscina?

Ao se deparar com um rato em sua piscina, a primeira coisa a se fazer é retirar o animal da água. Para isso, o mais indicado é usar luvas e redes de limpeza.

Lembre-se! Evite o contato direto com o animal, pois ele pode acabar transmitindo alguma doença como, a leptospirose, por exemplo.

Isole o local

Após retirar o animal da água, é muito importante isolar a região da piscina. Dessa maneira, você evita que algum familiar entre em contato com a água e pegue alguma doença.

Não esvazie a piscina

Há uma crença bastante comum que, após encontrar um rato, a melhor maneira de higienizar o local é esvaziando a piscina.

Na verdade, esvaziar a piscina só torna o trabalho de limpeza ainda mais demorado e trabalhoso. Há no mercado, produtos eficientes que fazem a higienização completa da piscina sem a necessidade de remoção da água.

Invista em cloro para piscina

A maneira mais adequada de fazer a limpeza da água da piscina contaminada por um rato é investir bastante em cloro.

Antes de realizar a aplicação do produto é preciso equilibrar o pH da água, que deve ficar por volta de 7,0. Em seguida, prepare uma mistura de 15g de cloro para cada mil litros de água da sua piscina.

Essa proporção é ideal para eliminar qualquer possível contaminação da água. Agora, é preciso apenas esperar que a taxa de cloro na água esteja normalizada para aproveitar a piscina da casa.

Quando posso voltar a usar a piscina?

família na piscina
Após a limpeza para poder usar a piscina, o cloro precisa estar em um nível seguro

Após remover o rato da piscina e fazer a higienização da água com cloro, o ideal é esperar alguns dias até o produto agir e atingir a concentração recomendada.

De acordo com especialistas em piscina, o teor de cloro da água deve ficar entre 2 e 4 ppm (partes por milhão) para que ela esteja apropriada para banho.

Para garantir uma diversão segura para toda a família, faça a medição do nível de cloro diariamente. Assim, todos poderão se divertir sem precisar se preocupar com a saúde.

Rato na piscina: como evitar?

A melhor maneira de não precisar se preocupar com o rato na piscina é investir na prevenção. Adotando alguns hábitos simples, os roedores ficarão longe da sua área de lazer. Acompanhe!

  • não deixe restos de alimentos pela casa, quintal ou jardim;
  • evite acumular objetos como papelão e ferramentas sem uso;
  • mantenha os sacos de lixo bem fechados;
  • proteja a casa com telas e vede possíveis fissuras em muros ou paredes;
  • faça a limpeza periódica de jardins e quintais;
  • cubra a piscina com lona sempre que não estiver usando.

Agora que você já sabe o que fazer ao encontrar um rato na piscina, conte para gente: o que você tem feito para manter a água da sua piscina sempre limpa?

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário