Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Amiloidose em cães: saiba mais sobre a doença

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Amiloidose em cães: saiba mais sobre a doença

A amiloidose é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de determinadas proteínas em diferentes partes do corpo. Ainda que também possa acontecer com gatos, a amiloidose em cães é muito mais comum.

Existem dois tipos de amiloidose em cachorros: a primeira tem origem hereditária, ou seja, passa dos pais para os filhos. Nesse caso, há uma mutação genética que provoca o acúmulo anormal das proteínas.

O segundo tipo de amiloidose surge em decorrência de uma outra doença inflamatória já presente no organismo do animal. Nesses casos, a doença pode ser chamada de amiloidose sistêmica ou amiloidose localizada, e os principais órgãos afetados são os rins e o fígado.

Sintomas da amiloidose em cachorros

A amiloidose em cães costuma ser mais frequente em animais adultos e idosos, sendo possível de ser encontrada em todas as raças. Algumas, entretanto, parecem apresentar maior predisposição para a versão hereditária da doença, como acontece com os cães sharpei.

Dentre os principais sintomas da amiloidose em cães, podemos citar os seguintes:

  • oliguria ou anuria, que são a baixa fabricação de urina apesar da ingestão de água;
  • náusea e vômito;
  • falta de pelo em determinadas partes do corpo;
  • barriga d’água (inchaço abdominal);
  • pele e olhos amarelados;
  • emagrecimento e peso corporal abaixo do ideal para a idade e porte do animal;
  • machucados na boca;
  • desidratação.

Diagnóstico e tratamento da amiloidose em cães

Diagnóstico e tratamento da amiloidose em cães

Os sintomas da amiloidose podem ser confundidos com os de outras doenças e distúrbios de saúde. Por isso, a melhor maneira de proteger seu pet e garantir que ele se recupere o quanto antes é levá-lo a consultas regulares com um médico veterinário, além de não esperar o quadro se agravar ao perceber mudanças de comportamento no bichinho.

A amiloidose em cachorros pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue específicos, como aqueles que avaliam as proteínas presentes no organismo, o colesterol, as plaquetas e os glóbulos brancos, além de exame de urina.

O tratamento da amiloidose vai depender do grau da doença e do estado geral de saúde do animal. Pode ser que o médico veterinário indique a chamada fluidoterapia, que é a administração de líquidos para restaurar a hidratação do organismo, ou ainda alguns medicamentos específicos que ajudam a controlar a função renal. Nesse caso, os medicamentos farão parte da rotina de cuidados por toda a vida do animal.

Cuidados no tratamento da amiloidose em cachorros

Assim como qualquer doença, a amiloidose em cães deve ser tratada o quanto antes para garantir que o animal tenha a melhor qualidade de vida possível. Pode ser que o médico veterinário oriente o tutor a fazer mudanças na dieta do animal, de maneira a preservar a saúde dos rins e do fígado, além de recomendar medicamentos e outros procedimentos.

É fundamental seguir à risca as orientações do profissional, e não fornecer, em nenhuma hipótese, medicamentos por conta própria, ainda que sejam de uso veterinário. Além dos riscos de intoxicação, que sempre estão presentes quando não há conhecimento técnico sobre os remédios, ainda existem as reações adversas e as interações medicamentosas.

Por isso, se perceber alguma coisa diferente no seu pet, leve-o imediatamente ao médico veterinário e relate detalhadamente os sintomas que você observou. Assim você colabora efetivamente para a recuperação da saúde e bem estar do seu amigo peludo.

Continue aprendendo com outros artigos selecionados para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário