Descubra como cultivar Angelônia em casa

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flores coloridas de angelônia
A principal característica da Angelônia é cor das suas flores

A Angelônia é uma planta caracterizada pela beleza, coloração forte e resistência de suas flores. Bastante usada em decoração e paisagismo, ela é muito fácil de cultivar e cuidar em casa. Venha com a gente e descubra tudo sobre ela!

Angelônia: o que é?

A Angelônia é uma planta nativa do México e que pode medir entre 30 e 70cm de altura. Por sua origem tropical, o cultivo é indicado em regiões de clima quente e temperado, pois ela não se dá bem em temperaturas muito baixas.

Com aspecto rústico, o que chama a atenção nela é a coloração variada de suas flores que podem ser encontradas em tons de branco, rosa e roxo azulado. Devido ao seu visual, a planta é bastante usada na criação de canteiros, buquês de flores e decoração com angelônias em vasos.

Essa espécie de flores coloridas e abundantes tem a sua floração acontecendo entre a primavera e o verão. Outra característica importante é o seu aroma, bastante semelhante à uva e maçã, o que deixa um perfume suave no ambiente. Confira como é simples cultivá-la.

Como cultivar Angelônia?

Cultivar a Angelônia em casa é uma tarefa bastante simples. Como a maioria das plantas tropicais, ela precisa de um local onde possa receber a luz do sol e um solo rico em matéria orgânica. Acompanhe o passo a passo.

1. Local com incidência de sol

vaso com Angelônia no sol
A Angelônia precisa de sol pleno para florescer.

A Angelônia necessita de exposição plena ao sol. Por isso, o recomendado é o cultivo em locais abertos como jardins externos, varandas, lajes e quintais. O importante é ela ter o máximo de luz solar possível.

2. Substrato rico em matéria orgânica

No momento de escolher o substrato para fazer o plantio de Angelônia, opte sempre por compostos ricos em matéria orgânica. Além disso, seja em vaso, jardineira ou diretamente no solo, use cascalho ou areia para deixar o solo drenável. Pois o excesso de água faz mal à planta.

3. Irrigação da planta

Apesar de ser uma planta de clima tropical, temperado e resistir bem a terrenos secos, a Angelônia precisa de uma rega frequente para o seu desenvolvimento. O indicado é deixar a terra úmida para facilitar a absorção dos nutrientes pelas raízes.

4. Adubação anual

vaso com angelônia
A planta pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo

Para garantir a floração correta, o ideal é fazer a adubação do solo sempre entre a primavera e o verão, época de florescimento. A melhor maneira de manter o solo rico é diluir o fertilizante em água e regar de acordo com as orientações do fabricante.

5. Propagação da Angelônia

Gostou tanto da Angelônia que deseja propagá-la e criar um belo jardim com ela? É muito simples. Selecione sementes ou recorte pedaços do caule para criar estaquias e faça o replantio na primavera. Lembre-se de deixar um espaço de 25cm entre uma muda e outra.

Agora que você já conhece tudo sobre a Angelônia, conta para a gente: em qual lugar da casa você pretende cultivar essa planta?

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Givanildo disse:

    Amei a matéria
    , Gostaria de mais informações sobre este assunto

  2. Josiane disse:

    Ganhei uma Angelônia de presente do meu marido, ela está na varanda em frente de casa, onde bate sol a manhã toda.
    Mas hoje, notei que ela está com começando a secar…
    vim pesquisar para cuidar melhor dela.. Estou achando que coloquei água demais nela… Vou diminuir as regas

    Obrigada por compartilhar essas informações

Deixe o seu comentário