Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Animal de Assistência Emocional: o que é e quais os benefícios?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Filhote de Husky pode ser animal de assistência emocional

Animal de apoio emocional ou Animal de Assistência Emocional (Esan), são pets que têm grande influência na vida e na saúde mental de muitas pessoas. Esses bichinhos tem uma missão muito especial de, por meio da terapia,  trazer conforto, carinho e muito amor.

Neste artigo, saiba tudo sobre animais de assistência emocional e como a interação entre animais e tutores garante experiências únicas.

O que é Animal de Assistência Emocional?

São cães, gatos, coelhos, cavalos e até mesmo tartarugas. Os pets são treinados para prestarem suporte emocional e auxiliar pessoas com transtornos psiquiátricos. São bichinhos dóceis e super companheiros, que apresentam um comportamento previsível e acolhedor.

Então, os animais de apoio emocional ou Animais de Assistência Emocional (Esan), como são oficialmente chamados, podem ajudar pessoas com problemas, como:

  • ansiedade;
  • depressão;
  • estresse;
  • transtornos psicológicos;
  • pós-traumático;
  • autismo.

A importância do animal de assistência emocional

Esses pets ajudam seus tutores de inúmeras maneiras. O companheirismo gera felicidade, abaixando os níveis de estresse e ansiedade. Além disso, um tutor possui diversas responsabilidades, como passear, alimentar e cuidar.

Pode parecer simples, mas muitas pessoas com depressão não encontram motivos para sequer sair da cama. Os animais podem justamente dar o motivo e o empurrãozinho que faltava, potencializando o efeito de medicamentos prescritos por um médico psiquiatra. 

Inclusive, são esses médicos que podem atestar que determinada pessoa precisa da assistência emocional de um animal. Isso faz com que sua presença seja importante em diversos momentos, como viagens. Até por isso, eles acabaram ganhando o direito de viajar na cabine junto aos tutores em voos.

Qual a diferença entre um animal de serviço e um Animal de Assistência Emocional?

Para responder essa dúvida, vamos fazer um paralelo com outro animal de serviço, o cão-guia, um cachorro treinado para auxiliar deficientes visuais na rotina. Eles são capazes de ajudar em caminhadas na rua, no dia a dia dentro de casa e até no trabalho.

Esses animais são altamente treinados para dar mais autonomia aos seus tutores, sendo responsáveis por evitar situações perigosas em diversos lugares, principalmente, em locais com pouca acessibilidade.

Então, assim como os cães-guia são adestrados com estes propósitos, o cão de apoio emocional também é um pet de serviço. Porém o seu objetivo é  fornecer conforto, apoio e segurança emocional ao tutor.

É aí que está a diferença entre um Animal de Assistência Emocional e um animal de serviço. O segundo grupo é treinado profissionalmente para atender às necessidades especiais e eles trabalham para ajudar seus tutores.

Já os animais de apoio emocional geram benefícios ao tutor por meio do companheirismo. Esses pets estimulam a socialização e a prática de exercício, o que gera ganhos na saúde física e mental do paciente como, por exemplo, a redução do estresse.

Benefícios do convívio com animais

Você sabia que um simples carinho que você faz em um bichinho pode ativar os neurotransmissores e conectá-los à sensação de bem-estar? Sim, todo tutor pode dizer que seu pet faz muito bem para toda a família. E não são poucas as pesquisas que comprovam o bem que o convívio com cães, gatos e outros animais.

O periódico científico Journal of Psychiatric Research, por exemplo, concluiu que animais de estimação aumentam a eficácia de medicamentos antidepressivos em pacientes em tratamento.


É por isso que de vez em quando vemos na TV a importância da visita de cães em um hospital, por exemplo. Mas, é claro que estes “doutores pet” recebem um treinamento específico para poder dar este suporte.

Conhecida como Terapia Assistida por Animais (TAA), a intervenção se tornou uma terapia alternativa voltada para o tratar de pessoas com deficiências mentais, motoras, além de servir como um apoio fundamental aos tratamentos medicinais tradicionais.

Desde a sua implantação no Brasil, na década de 1990, os cães de apoio emocional já fizeram a alegria de crianças e adultos. Mas, além das terapias em hospitais, animais de companhia podem ter papel fundamental na vida de qualquer tutor.

Que tipo de animal pode ser considerado de assistência emocional?

Não existem restrições sobre quais animais podem ser considerados como Animais de Assistência Emocional (ESAN). Então, com o adestramento adequado, todos estão aptos.

Embora qualquer animal possa ser considerado um pet de apoio emocional, vale lembrar que os animais não são simplesmente dados. Pelo contrário, o pet é escolhido e na sequência passa por um tratamento prévio, aumentando ao máximo o potencial afetivo do pet junto ao tutor.

Isso tudo acontece porque, antes de ser uma relação entre tutor e animal, o propósito do animal no dia a dia é terapêutico, E isso requer um cuidado prévio especial. Ainda assim, esse treino não fica limitado apenas aos cães e gatos.

Inclusive, um tratamento comum nos Estados Unidos e Europa é a equoterapia, onde um paciente fica responsável por um cavalo e precisa realizar atividades que exploram lados educacionais e de saúde.

No Brasil, o mesmo tratamento é aprovado e recomendado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), mas por conta da falta de divulgação e legislação, a prática ainda é considerada incomum.

Como ter um animal de suporte emocional?

O primeiro passo é realmente ter a necessidade. Como já dissemos, todos os pets fazem muito bem aos seus tutores, mas isso não quer dizer que o tutor tenha distúrbios psiquiátricos que precisem de suporte.

Apenas um médico psiquiatra pode determinar se um paciente precisa de um animal de assistência emocional.

Animais de Assistência Emocional podem viajar de avião na cabine?

Desde 1986, os Animais de Assistência Emocional podem viajar de avião na cabine, porém, no Brasil, não existe legislação específica. Por conta disso, ficava a critério de cada companhia aérea.

Entretanto, o Senado, em 2022, aprovou o projeto de lei (PL) que garante às pessoas com deficiência mental, intelectual ou sensorial o direito de ingressar em locais públicos ou privados com um cão de apoio emocional.

Normalmente, a maioria das companhias aéreas aceitam cães de apoio emocional na cabine. A presença desses animais na cabine é autorizada em trechos entre Brasil e exterior. Algumas companhias oferecem viagens gratuitas para esses pets, enquanto outras cobram um valor adicional.

É indicado que o tutor de um Animal de Assistência Emocional consulte a companhia e verifique as condições. Existem diversos formulários e regulamentos a serem cumpridos, sempre com o acompanhamento de um médico responsável.

Além dos cuidados com a documentação, o animal de apoio também deve receber treinamento adequado para se comportar em público, não sendo agressivo. Fora isso, é de total responsabilidade do tutor, a alimentação e medicação do animal. 

Por isso, não se esqueça de que você é responsável pelo seu bichinho. Mantenha-o sempre na guia e respeite os limites do animal. Esteja atento com a temperatura do local e as condições climáticas.

Agora que você já sabe os benefícios dos animais de assistência emocional, é importante lembrar que é sua responsabilidade oferecer qualidade de vida e saúde a eles

Ficou com alguma dúvida sobre animais de assistência emocional? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Fabiana Simplicio Pereira Góes disse:

    Oi! Boa tarde!

    Queria dar uma sugestão, humildemente, de conteúdo: cias aéreas que estão aceitando, ou não, cão de suporte emocional. As informações que tenho encontrado são tão desencontradas, e muitas vezes de difícil acesso e as pessoas precisam viajar, até mesmo por questões de saúde.

    Desde já agradeço a atenção.

    • Cobasi disse:

      Fabiana, como vai? A recomendação é antes da viagem verificar junto à companhia aérea, pois, além de regulamentos diferentes por localidade, as empresas podem modificar as regras sem aviso prévio.

  2. Ágata disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se gatos também podem ser considerados animais de suporte emocional, vejo em muitos lugares só falando de cães, então fiquei querendo saber se gatos também são permitidos…

    Desde já agradeço a atenção.

    • Cobasi disse:

      Oi Ágata, como vai? Cães, gatos e cavalos, por exemplo, proporcionam conforto e auxiliam no controle de doenças psiquiátricas de seus tutores, como depressão e ansiedade. Esses bichinhos só podem ser considerados como ESAN (Animais de Assistência Emocional) por um médico psiquiatra.

  3. Luciene Cavalcanti disse:

    Boa noite, gostaria de saber onde comprar ou adotar um cão de apoio emocional no Rio de janeiro?
    Att. Luciene

  4. Ana disse:

    Gostaria de obter um cãozinho de apoio emocional. Onde posso encontrar no RJ?

Deixe o seu comentário