Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Avenca: conheça tudo sobre essa planta bela e versátil

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
avenca
A avenca é uma planta super charmosa.

A avenca é um tipo de planta ornamental muito usada na decoração de ambientes para atrair beleza e prosperidade. Conheça tudo sobre essa planta que, além da capacidade de purificar o ar, tem propriedades medicinais.

Avenca: principais características

A avenca é uma planta de origem europeia, mais precisamente do sul do continente. No entanto, ainda é comum que elas também sejam vistas em países da Ásia. Suas principais características são: folhagem densa, folhas arredondadas e medir cerca de 40cm de altura.

Por ser uma planta de sombra, ela não suporta a exposição direta ao sol. Por isso, a melhor maneira de cultivar a avenca em vasos é deixá-lo em locais à meia sombra com bastante luminosidade e, ao mesmo tempo, protegido dos raios do sol.

Diferentes tipos de avenca

Há no meio ambiente uma grande variedade de tipos de avenca, sendo que 4 delas se destacam por serem mais fáceis de encontrar. Conheça cada uma delas:

  • Capillus-veneris: popularmente chamada de cabelo-de-vênus; 
  • Adiantum microphylla: que é como cabelo-de-anjo; 
  • Adiantum macrophylla: que é Avencão por conta do seu formato maior que as demais;
  • Avenca suíça: que é a espécie de nome científico Adiantum radianum.

É importante saber que todas elas não apresentam flores e nem frutos no seu crescimento, mas sim esporos, que são os responsáveis pela sua reprodução.

Quais os benefícios da avenca?

Além de embelezar o ambiente, a avenca é conhecida por proporcionar outros benefícios como, por exemplo, espirituais e medicinais. Na parte espiritual, acredita-se que ela tem capacidade de absorver energias negativas, que são representadas quando suas folhas ficam murchas.

Já quando se trata dos benefícios medicinais da avenca, o chá produzido com as folhagens da planta tem efeitos diuréticos, laxante, anti-inflamatório e expectorante. Porém, vale lembrar que a automedicação não é recomendada. Por isso, busque sempre a recomendação de um médico.

Saiba como cuidar e cultivar a avenca

avenca
A avenca é uma planta conhecida pelos seus efeitos energéticos.

Para quem deseja cultivar e cuidar da avenca em casa, o melhor momento de realizar o plantio é durante a primavera. Além disso, é preciso se atentar a uma série de cuidados para que ela possa se manter saudável durante as demais estações do ano. Confira!

Cuidados com a iluminação do ambiente

A avenca é uma planta que precisa do equilíbrio certo na iluminação para poder crescer bela e saudável. O ideal é deixar o vaso em locais à meia-sombra, onde suas folhas possam receber a energia solar sem ficar exposta diretamente aos raios do sol, caso contrário, podem gerar queimaduras severas e  danificar a planta..

Acerte na escolha do substrato

Tão importante quanto definir o lugar da casa ideal para a avenca, é preciso acertar na escolha do substrato que será usado para o plantio. Por ser uma espécie de clima quente, ela necessita de uma terra rica em material orgânico e que seja drenável para evitar o acúmulo de água nas raízes.

Atenção com a rega da avenca

Para que a avenca possa absorver todos os nutrientes do solo e se manter hidratada, o substrato precisa se encontrar úmido. Por isso, o recomendado é fazer a rega frequente, mas com todo o cuidado para não deixá-lo encharcado.

Uma dica bastante simples que ajuda os apaixonados de jardinagem de primeira viagem é colocar o dedo na terra. Caso ele esteja úmido, não é necessário fazer a rega da planta. Já se ele se apresentar seco, é hora de hidratar a sua avenca, o indicado é de três a quatro vezes por semana

Adubação mensal da planta

Outro cuidado importante que ajuda a manter a sua avenca saudável é fazer a adubação mensal do solo. O recomendado é colocar uma colher de fertilizante orgânico uma vez por mês, sempre próximo às bordas do vaso.

Agora que você já sabe os benefícios e como cuidar da avenca, será que há um espaço especial para ela na sua sala de estar? Conte para gente!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário