
A avenca é mais uma daquelas plantas lindas que combinam com qualquer ambiente e traz mais vida ao espaço. Por isso, ela ainda decora o lar, proporcionando mais charme e delicadeza ao espaço e contribui purificando o ar. Ou seja, tudo de bom, né? Saiba quais são as características da avenca, são seus variados tipos e como cuidar delas. Vamos juntos!
A avenca é uma planta de origem europeia, mais precisamente do sul do continente. No entanto, ainda é comum que elas também sejam vistas em países da Ásia.
Além disso, ela possui uma folhagem densa, que é composta por folhas bem pequenas e arredondadas. Por isso, a avenca alcança, aproximadamente, 40 cm de altura e suas folhagens crescem com um aspecto irregular.
Por ser uma planta de sombra, ela não suporta a exposição ao sol e precisa ser instaladas em locais úmidos, mas luminosos, sem luz direta do sol. Ou seja, o cantinho favorito dessa planta é dentro de casa.
É possível que a avenca seja uma grande aliada na decoração de ambiente internos, por exemplo, o quarto das crianças, a sala, o escritório e até o banheiro. Nas varandas elas também podem ser vistas, no entanto, lembre-se que a planta precisa de luz indireta.
Vale considerar ainda que popularmente essa planta é conhecida graças aos seus efeitos energéticos. Dizem que ter uma avenca em casa pode espantar as energias negativas do ambiente.
É verdade que existem diferentes tipos de avenca, mais ou menos umas quatro espécies diferenciadas.
O que essas plantas tem em comum? Todas não suportam excesso de água. Por isso, caso queira manter a sua planta sempre linda e saudável, verifique com atenção a quantidade de rega que você deposita nela. Por isso, agora veja os quatro tipos principais de avenca:
É importante saber que todas elas não apresentam nem flores e nem frutos no seu crescimento, mas sim esporos, que são os responsáveis pela sua reprodução.
Como vimos, essa é uma planta de pouco sol. Então, o primeiro ponto é: jamais as deixe expostas à luz. Ou seja, se o seu objetivo é plantar a avenca, saiba que mesmo com ela se adaptando perfeitamente ao clima do nosso país, a melhor data para cultivo é a primavera.
Essa planta não se desenvolve bem em climas muito frios. A temperatura ideal para ela pode variar de 13 até 30 graus em ambientes iluminados. Outro ponto importante é que, devido a sua delicadeza, elas podem ser danificadas quando expostas a uma forte corrente de vento.
Ainda graças a sua delicadeza, é indicado que ela jamais seja colocada diretamente sob água corrente. Quando for rega-las, utilize também borrifadores para deixar as folhas úmidas e hidratadas.
Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:
Tipos de plantas para deixar sua casa mais feliz
Jardim dos sonhos: 5 dicas para florir
Quais são os tipos de orquídeas?
Antúrio: uma planta exótica e exuberante