Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Boiadeiro de berna: saiba mais sobre a raça

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Boiadeiro de berna: saiba mais sobre a raça

O boiadeiro de berna é uma raça de cachorros muito conhecida também por outros nomes: os animais dessa raça podem ser chamados de bernese e boiadeiro bernês, e de “bernese mountain dog”, que significa cão da montanha bernês.

Grande, peludo e muito simpático, o boiadeiro de berna vem se tornando cada vez mais a escolha das famílias no Brasil e no mundo devido à sua personalidade amorosa, tranquila e trabalhadora.

Características gerais do boiadeiro de berna

Descrever o boiadeiro de berna como uma montanha de pelos e amor não seria nada equivocado. Esses cães de grande porte, cujo peso corporal médio varia entre 30 e 40 quilos, e a altura média vai dos 58 aos 70 centímetros, têm uma distinta pelagem longa e muito macia, quase toda na cor preta, com exceção do peito brando e das manchinhas cor de caramelo no rosto e em algumas partes das patas.

A origem do boiadeiro de berna é a Suíça, onde costumava ser muito usado para ajudar no trabalho das fazendas, especialmente cuidando do gado. Essa raça adora se sentir útil, então é uma boa ideia para tutores que gostam de fazer de tudo acompanhados pelos seus cães.

Personalidade e comportamento do boiadeiro de berna

Personalidade e comportamento do boiadeiro de berna

Amoroso, tranquilo e muito paciente, o boiadeiro de berna não é agressivo, mas pode ser um pouco reservado com quem não conhece. Se perceber que não está diante de uma ameaça, fica mais relaxado e passa a interagir bem com pessoas e animais de todos os tipos. Quando na presença de crianças, o boiadeiro de berna não precisa ser temido, e sim respeitado. Dado o devido tempo, ele vai se afeiçoar e logo estarão todos brincando juntos.

O boiadeiro de berna é muito inteligente e adora aprender coisas novas! Se você quer um cachorro para adestrar e ensinar vários truques, ele é perfeito pra você! Aproveite o treinamento para garantir que o cão gaste bastante energia, pois ele precisa disso para se manter calmo e tranquilo.

Cuidados de saúde com o boiadeiro de berna

O boiadeiro de berna requer acompanhamento rigoroso com um médico veterinário para prevenir e evitar uma série de doenças que parecem acometer grandemente os animais dessa raça. Problemas relacionados aos ossos, músculos e articulações, à circulação sanguínea, à tireoide, aos olhos e ao estômago são comuns para esses cachorros. Da mesma maneira, eles têm grandes chances de desenvolver câncer.

O boiadeiro de berna é um cão ativo que tem bastante energia para gastar, então é preciso garantir passeios e exercícios diários para que ele não tenha problemas de peso. Os pelos devem ser cuidadosamente escovados todos os dias para evitar embaraços, e os banhos podem ser mais espaçados, visto que o animal costuma se manter bastante limpo quando seus pelos estão bem cuidados.

A alimentação deve ser adequada ao porte e peso corporal do boiadeiro de berna, tendo em consideração que ele não deve praticar atividades físicas depois de comer nem ingerir água enquanto come.

Confira outros artigos selecionados para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário