Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cane Corso: Tudo que você precisa saber sobre essa raça encantadora

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cane corso

No Brasil, o Cane Corso pode ser um cachorro pouco citado quando o assunto é raça de cachorro, no entanto, ele é uma das raças mais encantadoras do mundo

Também conhecido como Mastim Italiano ou Mastim Napolitano, seu tamanho pode até assustar quem não conhece, no entanto, de assustador, esse cachorro não tem nada. O Cane Corso é um cão dócil e muito bem humorado. 

Origem e história da raça Cane Corso

O Cane Corso, ou melhor, Mastim Napolitano, é um cão originário da Itália, cuja tradução  significa “Cão de Curso”. Originário da época do Império Romano, esta raça de cachorro foi criada para ser utilizada em batalhas, expedições e como cães de guarda

Por ser descendente dos cães da raça Canix Pugnax, uma das raças mais temidas na época, era comum se esperar que o mastim napolitano se tornasse um cão bravo e agressivo. 

Contudo, o que aconteceu foi exatamente o contrário, apesar de grande e robusto, este cachorro foi utilizado em fazendas e comércios e também foi um ótimo aliado como cão de pastoreio e de guarda

Mas vale ressaltar que nem sempre foi assim, durante a Segunda Guerra Mundial, a raça quase entrou em extinção. Mas graças a alguns preservadores da raça, conseguiu migrar para outros países onde deu continuidade na sua reprodução. 

Características do Cane Corso

De porte grande, este “pequeno” filhote, já nasce pesando cerca de 500g e aos dois meses de idade pode atingir 12 kg. O Cane Corso pode medir até 64cm na sua fase adulta e pesar cerca de 50 kg. 

Eles são grandes, fortes e compridos, uma vez que seu comprimento é maior que sua altura. Possuem expectativa de vida de até 12 anos, contudo, pode variar de acordo com a qualidade de vida do animal. 

Possui uma pelagem curta, áspera e dura, tendo suas cores principais preto, acinzentado, vermelho e amarelo. Suas cores normalmente são sólidas, não havendo manchas em outra coloração. 

Grande no tamanho, maior ainda no carisma

Apesar do tamanho e da forma física assustar, podemos dizer que “quem vê tamanho, não vê coração”. O Cane Corso é um cachorro inteligente, obediente, alerta e leal. No entanto, eles podem ser um pouco teimosos e necessitar de um adestramento firme para entender quem realmente está no comando. 

Apesar da cara de bravo, a raça é muito amigável e engana quem acha que ele pode ter o temperamento agressivo. Atento e vigilante, o mastim italiano é um cachorro muito tranquilo. 

Amorosos e carinhosos, são cachorros que adoram brincar, são apaixonados por crianças, se dão muito bem com idosos, mas quando se trata de desconhecidos, é melhor ficar atento. Apesar de tranquilos, o cane corso tem seu instinto de cão de guarda bem aflorado, e pode não se dar muito bem com “gente estranha”. 

O mesmo serve para outros animais. A menos que o cão seja criado desde pequeno junto de outros pets, é possível que ele não se dê muito bem com eles, afinal, eles podem até ser amigáveis, mas tem uma patinha no comportamento territorialista e adoram comandar a área. 

Saúde e Cuidados

cane corso caramelo

Por ter um pelo grosso e curto, os cães desta raça não necessitam de cuidados exagerados com a pelagem, mesmo assim, o indicado é que ele receba ao menos uma escovação por semana, para retirar a sujeira, os pelos mortos e estimular os óleos naturais da pele. 

Além disso, eles precisam de muita energia, por isso, podem comer cerca de 3 kg de ração por dia. Para que o animal continue sendo forte, robusto, cheio de energia e com uma pelagem de dar inveja, é importante que ele receba uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e minerais

São cães muito saudáveis, no entanto, podem apresentar displasia de quadril e de cotovelo, o que pode deixar seus movimentos lentos e comprometidos. Portanto, é fundamental fazer um acompanhamento frequente ao veterinário. Desta forma será possível identificar com antecedência caso o animal apresente algum destes problemas. 

Gostou de conhecer o Cane Corso? Continue lendo sobre raças no nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Karlene disse:

    Fiz o cadastro do meu pet e ainda não ganhei os meus 300 pontos para o amigo cobasi o que faço?

Deixe o seu comentário