Tudo que você precisa saber sobre cachorro albino

Compartilhar:


cachorro albino

O cachorro albino é marcado pela falta de pigmentação na pele. Apesar de essa condição também afetar os seres humanos, identificar os cães albinos pode ser uma tarefa mais complicada.

O cão albino muitas vezes é confundido com um cachorro de pelagem branca, que realmente produz essa cor. Contudo, a ausência da melanina é responsável por dar a aparência branca ao cachorro albino.

É possível identificar o cachorro albino por meio de suas características únicas. Se você quer saber tudo sobre esses bichinhos lindos e adoráveis, continue lendo o artigo do Blog da Cobasi.

Principais características do cachorro albino

O cão albino se caracteriza pela tonalidade rosada nos olhos e no nariz. Isso acontece por conta do fluxo sanguíneo difuso nessas áreas, que concede o efeito rosa aos olhos humanos.  

Em geral, o tom rosado nos olhos e no nariz é mais pálido. Nos lábios e ao redor, o cachorro albino também costuma apresentar essa tonalidade.

Entretanto, nem todos os cães com nariz e lábios rosados são albinos. Por isso, o tutor deve analisar os aspectos como um todo, conforme você confere abaixo.

  • Olhos: o cão albino comumente tem olhos claros, como, por exemplo, azul celeste, verde ou cinza. Essa tonalidade se caracteriza pela palidez. Os humanos têm a impressão de que se trata de um rosa bem claro, sobretudo ao redor dos olhos.
  • Pele e focinho: Assim como olhos e nariz, a pele e o focinho do cão albino são claros e rosados. Existem ainda cães que podem ter sardas ou sinais.
  • Sensibilidade à luz: se o seu melhor amigo tem sensibilidade à luz, é possível que ele sofra com albinismo. Isso porque esses bichinhos não apresentam pigmentação na íris e não possuem a retina desenvolvida normalmente. Com isso, a luz é incômoda para o pet.
  • Estrabismo e nistagmo: esses animais costumam sofrer com distúrbios visuais. O estrabismo faz com que o cãozinho não consiga fixar os olhos na mesma direção ao mesmo tempo. Já o nistagmo causa movimentos involuntários dos olhos.

Quais cuidados ter com o animal?

Agora que você já sabe como identificar um cachorro albino, saiba que o animalzinho precisa de cuidados especiais e muito amor!

A ausência de pigmentação do cão albino deixa o pet mais propenso a problemas na pele, como a dermatite canina. Ele também possui tendência a desenvolver alguns tipos de câncer.

Como o bichinho não tem uma proteção natural contra o sol, é crucial ter atenção principalmente com os olhos e a pele do cãozinho. Caso você suspeite que seu melhor amigo tenha albinismo, leve-o ao veterinário para o diagnóstico correto.

Além disso, evite a exposição do pet ao sol e opte por passear com o animal somente quando estiver mais fresco. Procure roupas e óculos adequados e jamais deixe de passar protetor solar no seu amiguinho!

Também preste atenção na audição do pet, tá? O cachorro albino apresenta quadros de surdez em alguns casos. Os brinquedos com som, por exemplo, ajudam no estímulo da audição. Vale destacar que o tutor pode garantir a qualidade de vida do cão com todos os cuidados necessários!

Para saber mais sobre animais albinos, clique neste artigo do Blog da Cobasi.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário