Descubra como cuidar de um cachorro com soluço

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro sentado com soluço
Um cão com soluço pode ser reflexo de um estado de euforia

As crises soluço em cachorro são causadas por contrações involuntárias do diafragma, gerando um descompasso no ritmo de respiração do animal.  

Descubra as causas, como parar os soluços e como cuidar do seu animal de estimação para que essa condição não se repita. 

O que causa soluço em cachorro?

Os soluços em cães podem ser causados por uma série de fatores, que vão desde questões comportamentais, climáticas ou reflexo de doenças.

Um cão pode ficar soluçando em razão de um susto, medo, frio, estresse ou excitação extrema diante de uma situação. Isso é comum quando o animal reencontra o tutor em casa após um longo período ausente. 

Além disso, alguns cachorros podem causar descompasso no diagrama ao beberem água ou comerem ração de maneira apressada.

O que fazer quando o cão está soluçando?

De maneira geral, uma crise de soluços demora apenas alguns minutos. Porém, com algumas ações, é possível normalizar o ritmo da respiração e parar o soluço dos cães. As mais indicadas são:

  • deixe água fresca à disposição;
  • sirva um petisco;
  • leve o cão para um passeio curto pelas redondezas. 

Essas práticas ajudam a interromper os espasmos musculares do diafragma. Entretanto, vale uma recomendação: não o force a ingerir petisco ou água, pois isso pode causar engasgos e piorar a condição de saúde do animal.

Além dessas práticas, há outras maneiras de parar acessos de soluço em cachorro. Se o motivo da crise for medo ou estresse, tente acalmar o seu animal. Uma boa dica é oferecer  carinho ao animal.

Se a motivação for a queda da temperatura, coloque um cobertor ou uma manta na cama do pet. Um local confortável e quentinho vai ajudar a interromper a crise de soluço.

Raças de cães predispostas a ter crises de soluço

Pug com soluço no sofá
O Pug está entre as raça de cães mais suscetíveis a ter acessos de soluço

Além de questões ambientais e comportamentais, há raças de cães que têm predisposição genética a terem crises de soluços.

Cães braquicefálicos como Pugs e Shih Tzus, devido ao focinho curto, podem soluçar com mais frequência durante a vida.

Quando o cão soluçando é um problema de saúde

Se a crise de soluços em cães durar mais de 30 minutos e vier acompanhada de engasgo, vômitos, tosse, respiração ofegante ou hipotermia, é preciso muita atenção.

Nesses casos, é possível que o seu animal de estimação esteja sofrendo com problemas hepáticos, metabólicos, gastrointestinais ou asfixia. Se esse for o cenário, procure um médico-veterinário com urgência.

Só o profissional poderá fazer os exames necessários e determinar qual é a condição que está causando soluços no cão e os demais sintomas.

Em alguns casos de doenças gastrointestinais, é possível que seja necessário alterar a dieta do pet. Normalmente, a recomendação é a substituição da ração seca tradicional por rações terapêuticas.

Soluço em cachorro filhote é normal?

Sim, cachorros filhotes com menos de 6 meses soluçando é normal. Isso acontece quando o animal está afobado e come mais depressa do que o ideal.

A boa notícia é que esse problema é muito simples de resolver. Combinando adestramento e a adoção de comedouros interativos, é possível criar uma rotina saudável de alimentação para o pet.

Gostou de saber como cuidar de cachorro com soluços? Para aprender mais sobre a saúde dos cães, continue navegando pelo Blog da Cobasi

Banner superior | webdoor | Canal do WhatsApp

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista desde 2012, sou apaixonado por pets e plantas — o que me trouxe até o blog da Cobasi. Vivo cercado de verde na minha casa, que também já foi lar da Joana, uma gatinha frajola. Aqui, compartilho principalmente dicas de jardinagem, mas também de cuidados com os seus bichinhos.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário