Cachorro com soluço, o que pode ser?

Compartilhar:


Ver um cachorro com soluço não é nada incomum. Na verdade, todo animal com pulmão e diafragma acaba tendo soluço uma vez ou outra. É um fenômeno normal que acontece quando o diafragma sofre espasmos involuntários.

Porém, mesmo sendo bastante comum, às vezes o soluço pode acontecer por outros motivos. O descompasso do diafragma não responde a tudo. Para descobrir se um cachorro com soluço está com algum problema mais sério precisamos saber quais condições podem provocar esse sintoma.

Quando o soluço é um problema?

Antes de mais nada, precisamos concordar em uma coisa: uma crise de soluços é uma coisa bem chata. Dependendo da intensidade e duração ela pode até mesmo levar a uma debilitação geral no quadro de saúde do animal.

Por isso, as principais características a se observar são a duração dos soluços e a ocorrência de outros sintomas como estresse e vômito.

Se o soluço durar mais do que alguns minutos e deixar o seu pet angustiado e ansioso procure um atendimento veterinário. O mesmo vale para quando o cachorro com soluço também apresenta refluxo ou vômito.

O que provoca soluço?

São várias as situações que podem provocar soluços. Às vezes eles são resultado de um susto que o animal sofreu, ou mesmo de medo e estresse. Mas também pode ser o oposto: alguns cães ficam tão excitados que chegam a ter uma pequena crise de soluços.

Outras vezes o soluço aparece quando o animal está com muito frio. Além disso alguns cachorros podem ser um pouco afoitos na hora de comer ou beber água, o que acaba provocando um descompasso com o diafragma. 

Agora, o motivo mais preocupante é quando a crise de soluços é provocada por doenças ou desordens estomacais. Nesse caso o soluço é o sintoma de um problema mais sério, por isso é fundamental o acompanhamento veterinário para descobrir o que está deixando o seu cachorro com soluço. 

Como tratar cachorro com soluço

Recapitulando, há diversos motivos que podem deixar o cachorro com soluço. Ou seja, para ajudar o seu bichinho é preciso primeiro saber porque ele está soluçando. Se o soluço aparece porque o cachorro está muito afoito na hora de comer, tente dividir a refeição em porções menores.

Se o motivo for o frio, garanta uma cama bem quentinha ou roupas para o frio. Essa dica é especialmente importante para cães pequenos e mais frágeis. Agora, se o soluço for por medo e estresse, tente dar carinho ao animal e garanta um ambiente saudável. Passear também é uma ótima forma de relaxar.

Porém, se o seu cãozinho está assim por algum problema estomacal, então o médico veterinário deve indicar o tratamento adequado. Dependendo do problema pode ser necessária uma mudança de dieta e hábitos. Nesse caso, rações medicamentosas e até mesmo florais poderão ajudar na adaptação.

Em resumo, soluçar é comum, mas desagradável. Por isso, garanta um ambiente e alimentação saudáveis ao seu pet. Também não deixe que ele sofra com frio e nem que tenha uma alimentação desbalanceada. E para ter certeza que o soluço não é provocado por qualquer problema estomacal, marque uma consulta com o veterinário.

Gostou de saber um pouco mais sobre soluço em cachorros? Então confira mais posts sobre saúde animal que separamos em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário