Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro egípcio: tudo sobre o pharaoh hound

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Para quem gosta de cachorros, nada melhor do que uma raça calma, dócil, carinhosa e que, ainda por cima, se dá muito bem com crianças e com outros animais. Estamos falando do cachorro egípcio, pharaoh hound.

Apesar de os seres humanos tentarem treinar esses cães como caçadores, o comportamento dócil e não muito obediente desse cachorro dificultou as coisas. Mas, hoje em dia, são excelentes e amáveis pets. Então, vamos falar um pouco sobre essa raça, que é uma das mais raras e antigas do mundo. 

Qual é a origem do cachorro egípcio?

O pharaoh hound é uma das raças domesticadas mais antigas da história, sendo que sua linhagem já foi registrada em meados de 3000 a.C.! Ou seja, há realmente muitos anos. Acredita-se, inclusive, que esses cães foram a inspiração dos hieróglifos nas paredes das tumbas dos faraós, na época do Antigo Egito.

Durante séculos, os humanos pensaram que o cão do faraó estivesse extinto, até que eles foram redescobertos nas ilhas de Malta, um arquipélago localizado no sul da Europa. Graças ao isolamento do local, foi possível que essa raça procriasse por milhares de anos, sem qualquer mistura com outros tipos de cães.

Acredita-se que o pharaoh hound costumava ser comercializado pelos fenícios, antes do nascimento de Cristo. E, assim, foram levados às Ilhas de Malta, onde eram criados e treinados para caçar coelhos. Seu nome original, inclusive, é kelb-tal fenek, que significa “cão de coelho”. 

Em meados de 1950 e 1960, os humanos começaram a transportar essa raça para a Grã-Bretanha e América, onde fizeram um grande esforço para que os cães fossem capazes de se adaptar. Ainda assim, é raro encontrar o pharaoh hound na maior parte do mundo, com pouquíssimos exemplares.

Características físicas do Pharaoh Hound

No geral, compara-se muito a aparência dessa raça com a dos galgos. De orelhas grandes e eretas, uma das características mais marcantes do cachorro egípcio são as suas pernas longas e esguias, cauda longa, corpo estreito e arqueado. Toda a estrutura deste cão indica que ele é um excelente corredor, chegando a altas velocidades.

A pelagem desse cachorro é curta com textura fina e dura, e as cores mais predominantes são tons de castanho. Apesar disso, alguns podem apresentar alguns pelos brancos pelo corpo, como nas patas, na cauda, peito e rosto.

E uma curiosidade interessante é que, com exceção dos seres humanos, o cachorro egípcio é o único mamífero capaz de corar. Quando ele passa por situações em que sente vergonha ou felicidade, seu nariz e orelhas alcançam um tom rosado intenso e chamativo.

Como é o temperamento do Pharaoh Hound?

cachorro egipcio

Amigável, tranquilo e sociável: esse é o cachorro egípcio. Trata-se de um animal muito ativo e brincalhão, e que é extremamente leal, respeitoso e obediente com os seus tutores. Além disso, essa raça se adapta muito bem à presença de crianças, bastante paciente e carinhoso com os pequeninos.

Eles são bastante ativos e sentem muita necessidade de gastar energia. Sendo assim, é preciso entretê-los com passeios e corridas, além de brinquedos. O mais recomendado para o cachorro egípcio é oferecer-lhe uma casa com bastante espaço externo, onde ele possa correr o quanto for necessário. 

Apesar de serem velozes, leais e obedientes, não são bons cães de guarda ou caça. Isso se deve ao fato de que essa raça não tem muita facilidade para aprender e memorizar novos comandos. E, mesmo se tratando de um cão bastante independente, é importante não deixá-lo sozinho o dia todo, sendo que ele gosta da companhia de sua família.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário