Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro Merle: conheça mais sobre esta cor de pelos

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro merle

O cachorro merle possui uma pelagem de cores variadas, ou seja, suas cores são distribuídas de forma aleatória, formando manchas e tons em lugares aleatórios. 

Além disso, a pigmentação diferenciada nos cães merle podem modificar a cor de seus olhos, deixando-o com olhos azuis ou com heterocromia, ou seja, com um olho de cada cor. 

Este tipo de coloração é mais comum em algumas raças, como Border Collies, Pastor Australiano e Pastor de Shetland. 

No entanto, a cor merle vai além de apenas manchas aleatórias na pelagem dos cachorros, elas são consideradas uma questão genética, como se fosse o albinismo. 

Porque os cachorros ficam com a pelagem merle?

Embora a pelagem merle seja definida como uma cor, o cachorro merle é formado a partir de um heterozigoto de gene dominante incompleto

Quando os cachorros cruzam, ocorre uma mutação genética, permitindo que alguns filhotes fiquem com essa coloração. No entanto, ainda que os cães merle sejam belíssimos, esta não é uma condição ideal para eles

Isso acontece porque devido a esse gene, parte dos filhotes acabam acometidos a uma série de problemas de saúde e a cruza entre dois animais com o gene pode não ser indicada. 

Cachorro merle e problemas de saúde

raça de cahcorro merle

Um cachorro merle chama a atenção devido a sua cor diferenciada. Não é incomum ver tutores procurando animais com essa pelagem para adotar, no entanto, é importante saber um cão merle pode desenvolver diversos problemas de saúde

Isso acontece porque o gene que provoca a alteração de cor no animal também afeta outras partes de seu DNA. Normalmente é esse gene que causa o esbranquiçamento dos pelos, o que colabora com a formação das manchas. 

O focinho e as patas também podem sofrer alterações na coloração, ficando mescladas entre preto e rosa. Contudo, essa condição genética pode afetar a visão e audição do pet, causando problemas oculares como glaucoma, coloboma e até cegueira ou surdez. 

Cachorros duplo merle, podem sofrer com as duas condições, nascendo surdos e cegos ou podem desenvolver problemas físicos, como nascer sem os olhos. 

Justamente por essas condições genéticas, a cruza entre dois animais de coloração merle não é indicada. 

Existem raças de padrão merle?

Algumas raças mais comuns de se encontrar o padrão merle são o Pastor Australiano, o Pastor de Shetland e Collies. No entanto, algumas outras raças podem ter o padrão, como por exemplo Pastor dos Pirinéus, Corgi, o Sheepdog e alguns outros. 

Outras raças de cachorro também podem aparecer com o padrão, no entanto, de forma mais rara, como é o caso do Cocker Spaniel, American Pit Bull Terrier e Dachshund. No caso do Cocker Spaniel, o padrão já é reconhecido como cor. 

Gostou desta publicação? Leia mais sobre pets em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário