Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro mordendo rabo: por que isso acontece?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Se tem uma cena que é comum é ver um cachorro mordendo o rabo. Mas saiba que ele não faz isso por mania, e sim para tentar aliviar algum incômodo. Continue no texto para saber porque o cachorro morde o rabo e o que fazer nessas situações.

Dentes, mais de uma função

Primeiro vamos entender para que servem os dentes dos cachorros. Cães são animais carnívoros e de comportamento oportunista, ou seja, comem o que estiver pela frente. Mas além das funções de proteção, caça e mastigação, os dentes também servem para outra coisa: coçar.

Pense bem, quando a coceira é insuportável a primeira coisa que as pessoas fazem é raspar a área com a unha. Essa é uma resposta natural em muitos animais, especialmente aqueles de sangue quente. 

Isso acontece porque a coceira é uma forma instintiva dos animais combaterem parasitas e possíveis toxinas que provocam alergia. E os parasitas adoram um sangue quentinho. Na verdade, se coçar não é só normal e instintivo, mas também prazeroso. Sabe aquela história do bicho do pé? Pois é, há quem goste.

Cachorro mordendo o rabo, o que pode ser?

Em resumo, se coçar é uma reação natural para tentar aliviar algum incômodo. Pode até ser gostoso, mas nunca em excesso. Isso porque coceiras crônicas podem levar a ferimentos sérios e comprometer a saúde do animal. Aliás, se para nós já é difícil controlar a vontade de coçar, imagina para o seu pet?

Os cães vão morder o rabo quando estiverem sentido uma coceira ou um incômodo na região, afinal de contas, eles só conseguem alcançar a cauda com os dentes. Os motivos mais comuns para o cachorro morder o próprio rabo são parasitas, fungos ou infecções, e elas podem ocorrer em toda a cauda.

Mas também existem os casos de cachorro mordendo o rabo por motivo de estresse ou ansiedade. É um comportamento similar à síndrome da lambedura e que também pode provocar feridas. Nesse caso o tratamento é mais longo e trabalhoso.

Como ajudar?

Se notar que o seu pet está mordendo o próprio rabo procure na cauda sinais como crostas, descamação, perda de pelo, gânglios, feridas ou pulgas e carrapatos. Se não encontrar nada faça uma revisão na rotina do animal: ele está passeando? Está brincando e se alimentando bem? Essa primeira análise vai ajudar a identificar o problema que deixa o cachorro mordendo o rabo.

Caso encontre alguma coisa faça os primeiros cuidados no animal para aliviar a coceira. E, de preferência, agende uma consulta no médico veterinário para uma avaliação mais detalhada

Durante o processo tente acalmar o seu bichinho. Garanta um ambiente tranquilo, com carinho, água fresca e comida de boa qualidade. Se ele estiver muito aflito pode tentar alguns florais para acalmá-lo. Também é uma boa ideia lavar a área com um shampoo hipoalergênico para aliviar a coceira.

Agora já sabemos porque é tão comum ver cachorro mordendo o rabo: eles fazem isso para se aliviar de algum incômodo, físico ou emocional. Nos dois casos o tutor deve estar presente para cuidar do animal e acolhê-lo.

Gostou desse assunto? Confira mais posts sobre saúde e comportamento animal que separamos em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Katia Vania Queiroz disse:

    Gostei da explicação.

  2. Maria Aparecida bronzi disse:

    Olá bom dia , meu cachorro 🐕 esta mordendo tanto o rabo que a parte que ele mordendo esta até sem pelo , eu devo passar alguma coisa? Para ele parar de morder tadinho vai machucar ele se continuar assim , o que eu devo fazer

    Obrigada

    • Cobasi disse:

      Oi Maria, como vai? Pode ser a causa de vários motivos ansiedade, estresse entre outros fatores… Procure a SPet mais próxima de sua casa e leve seu cãozinho para uma vista!

Deixe o seu comentário