Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer manjericão? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode comer manjericão

A maioria dos tutores que observam seus cães transitando em áreas verdes certamente já flagrou o animal beliscando um pedacinho de mato. É preciso, porém, tomar cuidado. Embora se saiba que o cachorro pode comer manjericão e outras folhas, veterinários chamam a atenção para a existência de uma série de plantas venenosas para os peludos.

Passear com cachorros em praças e parques é uma prática extremamente divertida e benéfica tanto para o pet quanto para os humanos. O que pouca gente sabe, porém, é que é preciso manter atenção constante nesses ambientes.

Isso porque plantas comuns no território brasileiro, como arruda, antúrio, copo-de-leite, hibisco, samambaia, além de muitas outras, são extremamente tóxicas para os pets. Sendo assim, o tutor deve evitar que uma abocanhada curiosa e inocente se transforme em uma emergência veterinária.

Em contrapartida, especialistas veterinários apontam que o cachorro pode comer manjericão, folhas de hortelã, salsa, gramíneas, lavanda e erva-cidreira sem maiores problemas.

As reações opostas dos pets em relação às diferentes plantas lançam um sinal de alerta quanto ao cuidado que o tutor deve adotar nessa relação entre cachorros e vegetais.

Cachorro pode comer manjericão e outras plantas. Opte por elas na hora de montar a sua horta

O consumo de plantas tóxicas por parte de um cachorro pode ocasionar cenários catastróficos. Muito além das intoxicações leves, essas situações podem até levar o animal a óbito em poucas horas.

Nesse contexto, o tutor que decidir montar uma horta ou um quintal florido em sua casa tem de ser extremamente cuidadoso a fim de preservar a saúde do seu amigo peludo.

Consultar o veterinário sobre os vegetais propícios para esse ambiente é uma atitude indispensável.

Como você já sabe, o cachorro pode comer manjericão, além de outras folhas lindas e de grande utilidade na culinária brasileira, como erva-cidreira, hortelã e salsa.

Sendo assim, não há por que um tutor responsável expor seu pet aos perigos das plantas tóxicas.

Isso vale mesmo para os casos em que os pets possuem acesso restrito ao quintal. Afinal, quem já teve um cãozinho sabe que a maioria deles precisa apenas de uma oportunidade para explorar cantos proibidos da casa.

cachorro pode comer manjericao

Atenção aos sinais de intoxicação por plantas é fundamental

No melhor dos cenários, nenhum cachorro deveria ter a oportunidade de comer por engano uma planta tóxica.

Porém, acidentes infelizes acontecem. E é preciso estar preparado para minimizar seus impactos na saúde dos animais.

O tutor que já sabe que cachorro pode comer manjericão, mas possui contra indicações expressas contra uma série de plantas, deve tomar conhecimento sobre os sintomas mais comuns de intoxicação nessas situações.

Após o contato com áreas verdes, devem ser tratados como um alerta de emergência sinais como: vômito, diarreia, sangramento, apatia e outras alterações comportamentais bruscas.

Recomenda-se que o tutor se dirija a um veterinário logo que perceber esses sinais. Afinal, quanto mais cedo o animal receber atendimento, maiores serão as chances de reverter o quadro.

Outra questão importante para aumentar as chances de recuperação do pet é identificar qual planta ele ingeriu. Esse elemento irá agilizar e facilitar o tratamento por parte do especialista.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário