Cachorro tem umbigo? Saiba tudo sobre!

Compartilhar:


cachorro tem umbigo

Quem é tutor de pet sabe bem que dúvidas surgem a todo momento. Afinal de contas, queremos ter o máximo de informação para cuidar bem dos nossos amigos.

Pensando nisso, é provável que, ao observar a barriga do seu cachorro, você tenha se perguntado: cachorro tem umbigo? A resposta para essa pergunta é simples: tem sim! Entretanto, não é semelhante ao dos humanos.

Assim como outros mamíferos, os cachorros possuem uma cicatriz umbilical discreta, porque nascem ligados às mães pelo cordão umbilical.

Após o nascimento, o cordão umbilical cai, porém não forma-se uma cavidade tão profunda como nos humanos, é justamente por isso que o umbigo é praticamente imperceptível. 

Com quanto tempo cai o umbigo do cachorro?

Já sabe o que é e qual a função de um cordão umbilical? Trata-se de tubo orgânico que facilita o transporte de oxigênio e de nutrientes da mãe para o filhote.

Após o nascimento do pet, a mãe corta o cordão aos poucos e pode acabar ingerindo. Esse processo leva dias para acontecer, por isso, fique atento com a saúde do novo amigo. Isso porque, pode ocorrer da cachorra cortar o cordão rente à pele e ocasionar um machucado.

Diante dessa situação que citamos anteriormente, é importante cuidar da higiene do umbigo para ajudar na cicatrização. Além disso, procure um médico veterinário para entender todos os cuidados necessários e evite que o pet sofra com infecções.

Essa também é uma excelente oportunidade para receber orientações sobre qual ração comprar, qual é o brinquedo ideal para cada fase e aprender a lidar bem com os primeiros meses de vida do filhote. 

Evite problemas no umbigo do pet

Por ser praticamente imperceptível, as pessoas nem imaginam que o umbigo do cachorro pode desenvolver problemas de saúde, como hérnia umbilical. Normalmente, essa hérnia surge nos primeiros meses de vida do pet e pode ser identificada a partir de um caroço no abdômen.

Em resumo, a hérnia umbilical é uma ruptura na parede muscular na região do umbigo, que faz com que a gordura ou até mesmo alguns órgãos se projetem para um local indevido. 

Existem alguns fatores que ocasionam a hérnia umbilical, entre os mais comuns estão o fato de ser uma doença hereditária, especialmente em na raça shih-tzu, e a forma como a cadela corta o cordão umbilical.

Confira alguns sintomas da doença

  • Vermelhidão no local
  • Protuberância na região do abdômen 
  • Falta de apetite 
  • Dor
  • Vômito

Ao constatar esses sintomas, leve o seu pet ao médico veterinário para um tratamento adequado.

Agora que você já sabe que cachorro tem umbigo e conhece os cuidados necessários, que tal aprender um pouco mais sobre a saúde dos pets? Confira a seguir:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário