Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorros pensam? Desvendando a mente canina

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorros pensam

Será que cachorros pensam? Se você é tutor de um amigo de quatro patas, certamente já ficou em dúvida até que ponto os cães entendem. Para explicar a fascinante mente canina, pesquisadores do Family Dog Project chegaram a algumas conclusões. Saiba mais!

Estudo revela como os cachorros pensam e imaginam

Publicado na revista Animal Cognition, os cientistas analisaram que os cães possuem uma imagem mental multimodal. Em outras palavras, são capazes de pensar em elementos, como objetos e familiares, considerando características sensoriais (cheiro e aparência). 

O estudo, ao realizar testes, identificou que os cachorros pensam e entendem com base nos seus sentidos caninos. 

Shany Dror, um dos pesquisadores do Family Dog Project comenta: “quando os cães usam o olfato ou a visão enquanto procuram um brinquedo, isso indica que eles sabem como é o cheiro ou a aparência desse item”, explica.

Também conversamos com o médico-veterinário Marcelo Tacconi (CRMV: 44.031), da Educação Corporativa da Cobasi, que explicou tudo sobre o tema. 

Os cachorros pensam? Veterinário explica

De acordo com Marcelo Tacconi: “os cães têm capacidade de pensamento e podem vivenciar uma ampla gama de emoções e pensamentos”. 

O veterinário completa: “embora não compreendamos exatamente como os cães pensam, pois eles não têm a capacidade de pensar em palavras como os humanos. Evidências sugerem que eles podem aprender, compreender e até mesmo demonstrar criatividade”.

Como funciona o cérebro do cão?

O cérebro dos cães compartilha muitas semelhanças com o cérebro humano, mas também possui características únicas, como explica o veterinário Marcelo Tacconi:

“O cérebro canino é composto por diversas regiões responsáveis por funções específicas, como processamento sensorial, memória, emoções e controle motor”.

o que os cachorros pensam

Uma das características mais distintivas dos cães é o olfato. Altamente desenvolvido, permite que o animal consiga detectar odores em níveis extremamente baixos e desempenhar tarefas como rastreamento e busca e resgate.

Além disso, assim como os humanos, os cães têm a capacidade de aprender com experiências passadas, aprender comandos, resolver problemas, expressar e demonstrar uma variedade de emoções.

Características essas que permitem aos cães interagir com seu ambiente, formar laços sociais e aprender com experiências passadas.

O que os cachorros pensam dos seus tutores?

Marcelo Tacconi responde: “os cães geralmente veem seus tutores como fontes de amor, segurança e orientação. Para eles, os tutores são membros da “matilha” e líderes a serem seguidos e protegidos”.

Assim, os cachorros expressam seu afeto por meio de comportamentos como seguir seus tutores, buscar sua atenção e responder aos comandos. É tão forte a ligação emocional com seus tutores, que os cães os consideram parte essencial de suas vidas.

Então, pode acontecer, por exemplo, “o que os cachorros pensam quando seu dono sai?”, os pets ficam tristes e podem até apresentar quadros de ansiedade por separação.

Já que os cães ficam sensíveis com a ausência, pois constroem laços afetivos muito intensos com os humanos e até com outros animais.

Os cachorros têm a capacidade de formar conceitos?

Sim, os cachorros têm a capacidade de formar conceitos, embora possam ser mais simples do que os dos seres humanos. 

De modo geral, os cães são capazes de categorizar objetos, pessoas e situações com base em suas experiências e instintos. Por exemplo, um cachorro pode distinguir quem são os membros da família e estranhos.

Além disso, eles podem aprender comandos e associar palavras a ações ou objetos específicos, mostrando uma compreensão básica do mundo ao seu redor.

o que os cachorros pensam quando seu dono sai

Embora seus conceitos possam não ser tão elaborados quanto os dos humanos, essa capacidade de categorização é uma parte importante de sua inteligência e adaptação.

Gostou do conteúdo? Aqui, no Blog da Cobasi, você tem conteúdo exclusivo sobre cachorro: curiosidades, dicas de cuidados, saúde, alimentação e muito mais. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário