Calopsita pérola: saiba o que é preciso para ser tutor dela

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
calopsita pérola com a bochecha laranja
A Calopsita pérola é uma ave de estimação bastante popular

Calopsita pérola: história da ave

A calopsita pérola é uma espécie de ave conhecida há pouco tempo, já que os primeiros registros sobre ela são de 1838, feitos pelo cientista John Gould.

Pertencente à família das Cacatuidae, a calopsita pérola é nativa da Austrália, se tornando uma ave de estimação popular a partir da metade do século passado.

Características da calopsita pérola

As calopsitas de cor pérola, são animais de pequeno porte, pois pesam entre 75g e 115g. Além disso, seu corpo mede de 30 a 33cm. 

Suas principais características físicas são: penas em tom cinza no dorso e amarelada com uma pequena mancha vermelha na cabeça. 

Quando o assunto é personalidade e comportamento, podemos definir a calopsita pérola como uma espécie tranquila. 

Criada em cativeiro, ela tem como principais hábitos ser uma ave diurna que se alimenta próximo do horário do pôr do sol.

Como ser tutor de calopsita pérola

calopsita pérola com seu tutor
Para ser tutor de uma calopsita pérola são necessários cuidados com alimentação e enriquecimento ambiental

Ser tutor de uma calopsita pérola exige uma série de cuidados com alimentação, gaiola, higiene, saúde e enriquecimento ambiental. Confira!

Alimentação da Calopsita

A base da dieta de uma calopsita deve ter ração específica para aves e sementes como, por exemplo, painço, girassol, aveia e alpiste.

Se você desejar dar um gostinho diferente à alimentação da calopsita pérola, frutas e legumes de folhagem escura que podem ser oferecidos. São eles:

  • maçã;
  • goiaba;
  • mamão;
  • banana;
  • melancia;
  • pêra;
  • manga;
  • melão.

Escolha a gaiola correta

A gaiola ideal para uma calopsita deve ser bastante espaçosa. Ela precisa ser capaz de comportar bebedouro, comedouro, poleiros e permitir que a ave possa se locomover sem se ferir.

Invista no enriquecimento ambiental

Investir no enriquecimento ambiental da casa é essencial para a saúde e bem-estar da sua calopsita. Brinquedos e acessórios estimulam a prática de atividades físicas e mantêm a ave entretida, o que é ideal para evitar estresse e comportamentos inadequados.

Cuidados com a higiene

Tão importante quanto oferecer uma alimentação balanceada para a ave, é cuidar da higiene da gaiola. O recomendado por veterinários é limpar a casa da ave ao menos uma vez por semana.

Remova fezes e sobras de alimento. E não se esqueça de lavar comedouros, bebedouros e os brinquedos para calopsitas.

Consultas periódicas ao médico-veterinário  

Da mesma forma que outros animais de estimação, a calopsita pérola precisa de visitas periódicas a um médico-veterinário especializado em aves. Assim, fica mais fácil diagnosticar possíveis doenças e manter a saúde do pet em dia.

Gostou de conhecer mais sobre a calopsita pérola? Então, conte para gente: você teria um espaço dedicado a ela na sua casa?

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário