Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Você sabe se calopsita pode comer agrião? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Você sabe se calopsita pode comer agrião? Descubra!

Quer saber se calopsita pode comer agrião? Então você está no lugar certo! Nesse artigo vamos falar sobre o assunto, e conversar um pouco mais sobre o que pode ou não fazer parte da dieta dessa ave.

O agrião é uma hortaliça de folhas escuras. Como regra geral, as folhas verde escuro são muito ricas em vitaminas e outros nutrientes que fazem muito bem para a nossa alimentação. Mas como nem tudo o que nós comemos pode ser consumido com segurança pelos nossos pets, fica a dúvida: calopsita come agrião ou não?

Será que calopsita pode comer agrião?

Será que calopsita pode comer agrião?

Sim, você pode incluir essa verdura na dieta da sua calopsita com segurança. Existem algumas recomendações muito importantes para garantir que a ingestão da folha não vá fazer mal para a sua ave. Confira:

  • lave as folhas de agrião em água limpa e corrente para remover sujeirinhas que podem fazer mal para a saúde da calopsita.
  • disponibilize as folhas de agrião em poucas quantidades dentro da gaiola e fique de olho. Se a ave não comer tudinho em até duas horas, retire e jogue fora.
  • não substitua a alimentação que é a base da dieta da calopsita pelo agrião, nem por nenhuma outra folha. O objetivo é apenas diversificar!

Benefícios de oferecer agrião para a sua calopsita

O agrião é muito rico nas vitaminas A, C e do complexo B, além de ser fonte de magnésio, ferro e ácido fólico. Uma das vantagens do agrião é que ele tem uma quantidade bem baixinha de calorias, então não há risco de a ave ficar com sobrepeso por conta do consumo da folha.

Por outro lado, você deve oferecer agrião com bastante moderação, para evitar que as mucosas do estômago e do intestino do pet fiquem irritadas. O segredo, como sempre, é o equilíbrio.

O que dar de comer para calopsita

A ração completa e balanceada e o chamado mix de sementes costumam ser a base de uma alimentação saudável das calopsitas que são pet. 

Eles oferecem todos os nutrientes que a ave precisa ingerir diariamente para se desenvolver bem e com saúde, e quando consumidos na quantidade correta não provocam aumento indesejado de peso.

Você pode incluir frutas, verduras e legumes no cardápio de maneira moderada e de acordo com as orientações do médico veterinário. Cenoura, pepino e espinafre são boas opções, além de maçã e banana.

A importância da limpeza e manutenção da gaiola

A importância da limpeza e manutenção da gaiola

Tão importante quanto oferecer alimentos de qualidade para a sua calopsita, acompanhados de água limpa e fresca, é garantir a limpeza e manutenção da gaiola.

Além de evitar o mau cheiro, a limpeza previne o aparecimento de insetos desagradáveis que são atraídos pelos restos de alimentos, e também dos fungos e bactérias que costumam se proliferar nessas condições.

Por isso, diariamente você deve limpar o comedouro e o bebedouro da sua calopsita, removendo os dejetos da ave. Pelo menos uma vez por semana faça uma limpeza completa da gaiola, com uma escovinha própria para isso e debaixo de uma fonte de água corrente.

Para saber mais sobre a gaiola ideal para calopsitas, confira esse artigo especialmente selecionado para você em nosso blog.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário