Calopsita pode comer arroz? Veja!

Compartilhar:


calopsita pode comer arroz

Inteligentes e dóceis, as calopsitas conquistam o coração de qualquer tutor. Com uma crista amarela e as bochechas com manchas vermelhas semelhantes ao blush, essas peludinhas chamam atenção por onde passam. Mas será que calopsita pode comer arroz?

Essas aves têm uma expectativa de vida que chega facilmente aos 20 anos. A calopsita, por ser um animal muito inteligente, pode ter uma personalidade forte e proporcionar certo trabalho na hora de amansá-la.

Uma dieta balanceada é fundamental para uma ave feliz e ativa. Mas muitos carregam a dúvida se calopsita pode comer arroz.

A alimentação da calopsita é vasta e bem nutritiva. Com moderação, a calopsita pode comer arroz. A comida não é tóxica e está presente na dieta com grãos naturais.

O arroz é rico em carboidratos, mas é fraco em nutrientes. Sendo assim, não deve ser a base da alimentação da calopsita, e sim um complemento alimentar.

Qual arroz ideal para a ave?

A calopsita pode comer arroz, mas não qualquer um. O arroz branco consumido diariamente é o menos indicado para a ave, uma vez que é o que menos possui nutrientes.

Com isso, o parboilizado passa a ser o mais recomendado para esse pet. Por se tratar de um grão com maior valor nutricional, é a melhor escolha para a alimentação das calopsitas.

Contudo, existe uma versão considerada a ideal para essa ave. O arroz cateto é rico em carboidratos, proteínas e fibras. Também é encontrado em ração e mix de sementes para calopsitas, pois contém ferro e zinco.

Calopsita pode comer arroz cru ou cozido? Veja qual a melhor alternativa

Calopsita pode comer arroz,mas evite tornar esse alimento a base da dieta do seu pássaro. É preciso o consumo de ração específica. Só assim a ave terá a quantidade de nutrientes necessários para sua saúde.

O arroz pode ser servido cru ou cozido. Mas é orientado dar preferência ao alimento cru por costume da ave, uma vez que essa versão está presente em rações e sementes.

Quando o arroz for cozido, é necessário preparar o grão apenas com água. Sal, temperos industrializados, alho, óleo e cebola são proibidos para o pet. Alimentos quentes podem causar queimaduras, então, deixe esfriar bem antes de servir.

Alternativas de alimentação para calopsitas

A ração é de extrema importância para a saúde da sua ave. Frutas, legumes e verduras são alimentos que podem ser oferecidos ao bichinho, assim como o mix de sementes. Mas nem tudo está liberado, viu? Frutas cítricas, por exemplo, devem ser evitadas por conta da acidez.

Levando em consideração que calopsita pode comer arroz, é válido você preparar as comidinhas do seu animal. Junte arroz, sementes de girassol e outros grãos e sementes permitidos. Ofereça frutas e verduras frescas e deixe a água sempre limpa.

Mas não se esqueça de confirmar se sua penudinha pode ingerir determinado alimento, tá? Tire todas as dúvidas com um veterinário, pois assim você garante a saúde e o bem-estar da calopsita.

Gostou do artigo do Blog da Cobasi? Veja temas relacionados:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário