Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Calopsita pode comer mandioca? Veja aqui!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Calopsita pode comer mandioca? Veja aqui!

Se você quer ter certeza se calopsita pode comer mandioca, precisa conferir esse artigo até o final. Vamos conversar um pouco sobre como deve ser a base da alimentação da ave, e como incluir alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes com segurança.

Existem alguns alimentos que calopsita pode comer crus, e outros tantos que a ave só pode ingerir depois que estiverem cozidos. A mandioca, inclusive, está nesse grupo: além de muito bem cozida, ela precisa estar totalmente fria antes de a calopsita comer.

Vamos detalhar mais os benefícios da mandioca e os cuidados que você precisa ter quando incluir esse alimento na dieta do seu pássaro.

Veja como calopsita pode comer mandioca

Veja como calopsita pode comer mandioca

Para começar, você precisa saber que existem dois tipos de mandioca: a mandioca brava e a mandioca mansa. 

A mandioca brava, além de ser muito difícil de encontrar em mercados, feiras e afins, requer um processamento maior do que apenas o cozimento em água para se tornar um alimento seguro para o consumo humano. É muito comum que as indústrias utilizem essa variedade de mandioca como insumo no preparo de rações animais, por exemplo.

A mandioca mansa, também conhecida como aipim ou macaxeira, precisa obrigatoriamente ser cozida (ou frita) antes do consumo. É claro que, no caso da calopsita, o alimento não pode ser oferecido frito.

A oferta de mandioca mansa cozida para a calopsita deve ser um evento raríssimo, especialmente por ter muitos carboidratos.

Como é considerada um alimento “pesado”, ou seja, que requer um esforço maior do organismo para ser digerido, dê preferência a outras opções mais leves para incluir alimentos naturais na dieta da sua calopsita.

Frutas que calopsita pode comer

A base da alimentação da calopsita deve ser uma ração balanceada, além do chamado mix de sementes, que ajudam o pet a se desenvolver bem e com saúde. Algumas frutas, como maçã, pera, banana e mamão podem ser incluídas no cardápio, desde que com moderação.

Faça sempre a higiene dos alimentos, remova as sementes e ofereça pequenas quantidades para a sua ave. Quando oferecer alimentos naturais para a calopsita, fique de olho para ver se ela vai consumir tudo em até duas horas.

O que passar desse tempo você deve jogar fora para evitar atrair insetos indesejáveis, além de promover a proliferação de fungos e bactérias que adoram alimentos apodrecidos para se multiplicar.

O que fazer quando a minha calopsita não come?

O que fazer quando a minha calopsita não come?

Se a sua calopsita não come, o primeiro e mais urgente passo é levar o pet para uma consulta com o médico veterinário. Existem muitas possibilidades para explicar esse comportamento, que vão desde um alimento inadequado até problemas de saúde.

Não tente medicar o pet por conta própria, nem oferecer receitas caseiras. Você pode até mesmo agravar a situação, mesmo que a intenção seja apenas ajudar seu pássaro.

Mantenha a gaiola limpa e água fresca à disposição, e converse o quanto antes com o veterinário.

Saiba mais sobre o modelo ideal de gaiola para calopsita com esse artigo selecionado especialmente para você em nosso blog.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário