Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Camarões Neocaridina: saiba tudo sobre a espécie

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Camaroes neocaridina no aquário
Os Camaroes Neocaridina para ótimos para montar aquários coloridos.

Você sabia que no Brasil podemos encontrar quatro tipos de  Camarões Neocaridina?É isso mesmo! Descubra tudo sobre esse animal que faz sucesso entre quem tem o aquarismo como hobby.

Camarão Neocaridina e suas cores

O camarão Neocaridina é um animal pequeno originário da ilha de Taiwan,na Ásia.Ideal para criação em aquários compactos, as variações das espécies são definidas pela coloração do corpo, sendo as mais comuns: Blue Fantasy Dreams, Red Sakura, Red Cherry e Orange Sakura. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

Camarão Blue Fantasy Dreams

Camaroes neocaridina azul
O camarão Neocaridina azul é conhecido pela coloração brilhante.

O Camarão Blue Fantasy Dreams é uma variação do Neocaridina que recebe esse nome devido à coloração azul brilhante de seu corpo. A sua origem está relacionada ao cruzamento de espécies em cativeiro, já que em seu habitat natural, os camarões Neocaridina têm cores mais suaves.

Camarão Red Sakura

camaroes red sakura no aquário
O Red Sakura é conhecido por sua coloração mista

Os camarões Neocaridina da variação Red Sakura, da mesma maneira que os demais tipos da espécie, são frutos de criação em cativeiro. Eles recebem esse nome popular devido à tonalidade vermelha intensa do seu corpo.

Camarão Red Cherry

camarão red cherry
O red cherry recebe esse nome pela coloração cereja do corpo

Os camarões Neocaridina Red Cherry também possuem a coloração do corpo avermelhada, porém com uma tonalidade mais suave. Como o próprio nome diz, o seu aspecto lembra muito uma cereja.

Camarão Orange Sakura

camaroes neocaridina orange
O camarão orange é conhecido pelo tamanho compacto

Entre todas as variantes de camarões Neocaridina, essa é aquela que mais se aproxima dos camarões que costumamos encontrar no mar. A sua coloração laranja é perfeita para criar um contraste único no aquário.

Camarão Neocaridina: características

Os camarões Neocaridina têm como principal característica o tamanho compacto, podendo chegar, durante a vida adulta, a medir 3cm de comprimento. Em condições ideais de água, temperatura e alimentação, ele pode viver por até 2 anos.

Quanto à alimentação, o recomendado para o camarão Neocaridina é o mesmo tipo de ração para peixe de aquário. Se o tutor desejar incrementar a dieta, é possível oferecer minhocas, legumes e algas, porém sem exageros.

O indicado por especialistas em aquarismo é fracionar a alimentação diária do camarão em duas pequenas porções. Pois, o excesso de comida pode fazer mal ao organismo do animal.

Você sabia que é na maturidade sexual o melhor momento para diferenciar as Neocaridinas machos e fêmeas? Nessa fase da vida, as fêmeas apresentam uma coloração mais vibrante e ficam levemente maiores do que os machos.

Por falar em maturidade sexual, os camarõesNeocaridina atingem essa fase da vida aos 3 meses de idade. Após um período de gestação que dura, aproximadamente, 5 semanas, a fêmea deposita cerca de 30 ovos na água.

Cuidados necessário com o camarão

Por causa do seu tamanho e fragilidade do corpo, os camarões Neocaridina necessitam de uma série de cuidados especiais. Além da alimentação, é preciso um cuidado extra com o pH e a limpeza da água.

Com relação ao pH, o recomendado é que ele seja sempre neutro, entre 6,5 e 8,4 para favorecer o desenvolvimento e a reprodução da espécie. Procure também deixar o animal confortável, mantendo a temperatura da água entre 21°C e 27°C.

E, por fim, nada como fazer a limpeza periódica do aquário, não é mesmo? Assim como todos os animais de água doce, os camarões Neocaridina gostam da água e itens de decoração limpos, pois ajudam a preservar a saúde do animal.

Agora que você já sabe sobre os lindos camarões Neocaridina? Então, compartilhe com a gente, quais das cores dessa espécie de animal de água doce você gostou mais?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário