Capstar contra pulgas e bicheiras: tudo sobre o medicamento

16 de outubro de 2020

Saúde e Cuidados
Cachorro tomando capstar antipulgas

O Capstar é um medicamento usado em cães e gatos para combater pulgas e outras infestações na pele. Por mais que os tutores cuidem da saúde e bem-estar dos pets, pode acontecer do animal ser infectado na rua, lugares com muito mato e creches. Veja abaixo com usar o remédio e as principais informações da bula do Capstar:

Para que é indicado o Capstar?

Eficaz contra pulgas, Capstar é desenvolvido com o princípio ativo Nitenpiram e serve para acabar com pulgas adultas em cachorros e gatos com mais de quatro semanas de vida. Estes parasitas externos incomodam bastante os animais com suas mordidas, fazendo com que o pet não pare de se coçar, casos complexos também apresentam erupções cutâneas com presença de sangramento.

Ao identificar uma infestação de pulgas no seu cachorro ou gato, ofereça a medicação correta com a ajuda do veterinário e se atente para limpar os ambientes que ele frequenta, pois a maior parte do problema está lá, com ovos, larvas e casulos espalhados por todos os cantos. Se possível, considere dedetizar o local.

Capstar também atua no tratamento das bicheiras, problema grave que aparece em animais com uma ferida exposta e sem cuidados, uma doença causada pela larva Cochliomya hominovorax.

Quantos dias dura o efeito do Capstar?

Embalagem do remédio capstar

O remédio tem efeito rápido e, após o uso, você percebe resultados depois de 15 minutos. Capstar elimina as pulgas adultas, e nas bicheiras, expulsas as larvas da ferida, de modo que na hora da retirada, causa menor dor no animal. 

Esta medicação é rapidamente absorvida pelo organismo, então não é de longa duração, sendo necessário uma segunda dose, por isso é importante consultar um veterinário para entender a situação do bichinho e qual a melhor maneira de tratá-la.

Como usar Capstar para bicheira?

O medicamento atua rapidamente no desenvolvimento das bicheiras e em menos de um dia o tutor já consegue verificar melhorias. A miíase na maioria das vezes é identificada somente após as larvas estarem visíveis, poucos tutores constatam os ovos das moscas nas feridas e por isso determinados casos podem ser graves se ignorados.

Quanto mais cedo o problema for identificado, menos chances de impactar os órgãos do animal e trazer complicações. O uso de Capstar é seguro para fêmeas gestantes, em lactação e para os machos em reprodução.

Como usar Capstar em cachorro?

O comprimido pode ser oferecido com ou sem a presença de um alimento, para cachorros que possuem dificuldade em engolir remédios, o ideal é inserir o medicamento dentro de uma fruta.

Tutores podem oferecer uma segunda dose do comprimido após 24 horas, pois a medicação não é de longa duração, mas Capstar é um remédio para uso pontual. No caso de pulgas, o correto é eliminar a infestação no ambiente, usar um antipulgas contínuo e cuidar para que o animal não frequente lugares que possam oferecer riscos.

Na Cobasi você encontra Capstar com os melhores preços, aproveite nossas promoções de medicamentos. Leia mais sobre cuidados com o seu pet: