Você sabe para que serve o Cetoconazol para animais?

Compartilhar:


shampoo de cetoconazol

Certamente você já deve ter ouvido falar do Cetoconazol, ele é um fármaco com ação antifúngica, muito utilizado na medicina veterinária. Contudo, os tratamentos com Cetoconazol costumam ser longos e podem causar alguns efeitos colaterais. 

É fundamental que este medicamento seja usado apenas quando prescrito pelo veterinário e de maneira correta. Neste texto vamos te explicar tudo sobre o uso deste medicamento em animais. 

O que é o cetoconazol?

O Cetoconazol faz parte do grupo “azol”, o que quer dizer que ele é um antifúngico e antimicótico. Este medicamento pode ser encontrado em várias apresentações e vai depender do veterinário escolher a melhor delas para o tratamento, ou até mesmo fazer combinações de uso. 

Alguns medicamentos via oral podem apresentar efeito mais rápido do que o aplicado diretamente no local, por isso, em alguns casos é comum o veterinário fazer a combinação de comprimidos com produtos de uso tópico. 

O Ceto-C 20mg é um exemplo de medicamento via oral com efeito rápido. Além disso, também é possível encontrar medicamentos como o Cetocon Top da Cepav, Cetoconazol 2% da Ibasa em Spray, gotas ou em shampoo. 

Independente do formato, o cetoconazol é utilizado para o mesmo tipo de tratamento, a diferença é que o período de tratamento de cada um pode ser diferente. Os shampoos e cremes para uso tópico são indicados como medida para controlar a contaminação ambiental. Por isso, muitas vezes são aplicados junto com um medicamento para uso oral.

Para que é indicado o Cetoconazol?

Bem, já vimos que o cetoconazol é um medicamento com ação antifúngica e antimicótica, sendo assim, este fármaco age contra fungos e leveduras.

Algumas doenças causadas por fungos podem ser contagiosas, podendo passar para outros animais e até para humanos. Por isso é fundamental que o animal receba o tratamento o quanto antes. Além disso, é importante seguir o tratamento à risca para evitar contágios e piora do quadro de doenças. 

Os medicamentos à base de cetoconazol podem ser indicados para o tratamento de doenças na pele, em unhas e mucosas. Além disso, o medicamento é frequentemente indicado para o tratamento de dermatites fúngicas, seborreias, hiperadrenocorticismo e síndrome de Cushing.

cachorro tomando banho

Qual a dosagem indicada para o tratamento veterinário?

A melhor forma de saber a dosagem ideal para o tratamento é consultando um veterinário, que será responsável por avaliar o caso e indicar o melhor tratamento. 

Contudo, de modo geral, os comprimidos de cetoconazol 5mg, podem ser oferecidos ao pet a cada 12h. Já os comprimidos de cetoconazol com 10mg podem ser administrados uma vez ao dia. 

O ideal é que a dosagem seja administrada sempre após as refeições, dessa forma evita possíveis problemas no sistema digestivo. 

Quais os efeitos colaterais do cetoconazol?

Os efeitos colaterais do cetoconazol podem ser diversos. Quando ingerido, pode causar vômito, diarréia, anorexia, distúrbios hepáticos e icterícia. Entre os efeitos menos comuns, o medicamento pode causar alterações neurológicas, apatia, descoordenação e tremores. 

No caso dos produtos para uso tópico, o cetoconazol pode causar ressecamento, vermelhidão e descamação da pele

Gostou de saber mais sobre o uso do cetoconazol? Leia mais sobre saúde e cuidados em nosso blog!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Marialva contarini de Souza disse:

    Posso dar cetaconazol de 200mg de gente ,para cachorro, se puder responder agradeço

Deixe o seu comentário