Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Chow Chow filhote: primeiros cuidados e características da raça.

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Chow chow filhote deitado no chão

O Chow Chow filhote é um pet que desperta olhares por sua beleza sem igual. A cara de ursinho e sua língua azul fazem sucesso, mas cuidar desse pequeno requer dedicação, tanto por seu temperamento como pela pelagem abundante.

Se você está pensando em ter um cachorro dessa raça, leia sobre suas características e personalidade:

Chow Chow filhote – como cuidar?

Saiba o que não pode faltar na rotina do pet desde os primeiros meses para que ele cresça saudável e sociável com a família, incluindo outros animais.

Temperamento

A teimosia é um dos principais traços no temperamento de um Chow Chow, então é importante começar o adestramento desde cedo para educá-lo e controlar a dominância do cão. Sim, você vai precisar de um pouquinho de paciência para seu amigo aprender o que é “não”.

Esta não é uma raça carente, pelo contrário, o pet demonstra com certa timidez seu amor e lealdade pelos donos, mas os protege com afinco. Dessa forma, ele tende a ser desconfiado na presença de estranhos.

O Chow Chow é um ótimo cachorro para quem precisa deixar o animal sozinho de vez em quando justamente por sua postura independente. Também é um pet que se dá bem com crianças.

Como cuidar da pelagem do Chow Chow

Chow chow filhote com uma mulher escovando seu pelo

Você já deve imaginar que o pelo do seu amigo vai dar certo trabalho, mas com cuidados diários, não há preocupação. A rasqueadeira será sua melhor amiga no dia a dia, visto que é preciso pentear os pelos com frequência para evitar nós.

Um Chow Chow filhote só pode tomar banho em um pet shop após terminar as vacinas. Enquanto isso, você pode investir no banho seco, se necessário. A secagem é a principal parte do processo quando envolve água, já que deixar o pelo úmido pode causar problemas de pele.

Uma pergunta frequente é por que não pode tosar o Chow Chow, mas o que importa é escolher o tipo de tosagem. A tosa higiênica é a recomendada por conta da pelagem dupla. Não deixe, de forma alguma, usarem máquina no seu amigo. O procedimento é arriscado, pois pode danificar a camada que protege o animal do calor.

Calendário de vacinação do Chow Chow

A vacinação é fundamental na vida do cachorro e com esta raça não é diferente. A partir dos 45 dias o pet já pode tomar a primeira dose da polivalente (V10/V8) que é dividida em três doses mensais.

A vacina antirrábica deve ser administrada junto com a última aplicação da polivalente. Outras vacinas, como a contra a giárdia e prevenção da tosse dos canis não são obrigatórias, mas farão a diferença na saúde do bichinho.

Logo que estiver com o seu novo amigo, procure um veterinário de confiança para orientações sobre vacinas, antipulgas e vermífugos, que são os primeiros remédios que um filhote deve tomar.

Alimentação: o que dar para um filhote de Chow Chow?

Chow chow filhote em pé olhando para a frente

Se você está em dúvida sobre qual ração dar para Chow Chow filhote, primeiro vale entender a partir de quando o animal já pode consumir alimento seco.

O desmame acontece a partir dos 45 dias de vida do cão e a ração úmida começa a fazer parte da alimentação do pet. Só após os 3 meses é que o filhote consome ração seca, e é neste momento que você escolhe a melhor opção para ele.

Na hora de analisar os alimentos disponíveis, preste atenção no rótulo. Um filhote precisa de mais proteína para crescer saudável, por exemplo. Um veterinário pode te auxiliar e recomendar inclusive a quantidade de ração que o animal deve comer.

Saúde do Chow Chow

As principais preocupações com esta raça são problemas oculares, displasia de quadril e alergias. Um Chow Chow bem cuidado pode viver de 8 a 12 anos.

Para manter seu pet saudável, não se esqueça dos exercícios físicos. O animal não deve frequentar a rua antes de tomar as vacinas. Enquanto isso, brincar em casa é o ideal.

O Chow Chow não se dá bem com calor, então deixe água disponível pela casa e não saia com o bichinho em dias quentes, apenas na parte da manhã ou após o sol ir embora.

O que comprar para um Chow Chow filhote

E por último, mas não menos importante, há outros itens que garantem uma vida confortável para o seu cão

  • Uma caminha, bem fofinha e aconchegante, faz toda a diferença; 
  • O comedouro e o bebedouro vão acompanhar seu pet na hora da refeição e da hidratação;
  • A placa de identificação é indispensável para a segurança do animal;
  • O tapete higiênico faz parte do “cantinho das necessidades” dele;
  • Os brinquedos para cachorros vão garantir a diversão na rotina do seu companheiro.

Ficou com alguma dúvida? Conte com a gente!  Lembre-se que além de prestar atenção na saúde e desenvolvimento do seu Chow Chow filhote, não pode faltar amor e carinho.

Leia mais conteúdos do nosso blog que vão te ajudar a cuidar do seu pet:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Valmor Mueller disse:

    Informações mto úteis.

  2. Marco Antônio disse:

    Chow chow pode viver juntos meus filhotes briga muito

  3. Jucielma santos disse:

    Bom DIA!!, adorei as dicas , estou. Com um filhote chow chow , meu primeiro cão, estou amando ele fica o dia todo sozinho. Fico com muita dor , mas a noite dou bastante carinho.

  4. Marilene disse:

    Boa noite! Qual a ração ideal para está raça?

Deixe o seu comentário