Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cocker Spaniel Inglês: o nobre farejador de aves

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cocker Spaniel Inglês cor champanhe

Quem nunca se encantou com este cãozinho alegre e de longos cabelos ondulados? O Cocker Spaniel Inglês é mais uma das raças que começaram ajudando os humanos no campo antes de se tornarem uma das raças de companhia mais queridas entre os tutores.

Aliás, o nome já indica que a raça caiu no gosto das pessoas ao redor do mundo. O Cocker é espanhol, mas também inglês, isso quando não é americano! Confuso? Calma que a gente explica.

A origem do Cocker Spaniel Inglês

A história desta raça começa com os cães de caça da Espanha. Porém foi no século XVII, quando esses animais chegaram à Inglaterra, que surgiu o primeiro Cocker. Isso porque os cães que vieram da Espanha foram separados em dois tipos segundo seu tamanho. Os maiores foram chamados de springer, os menores de cocker.

O springer ia atrás dos grandes pássaros como faisões e o cocker dos pequenos. Aliás, o faro apuradíssimo e constituição atlética fizeram do Cocker Spaniel Inglês o melhor levantador de aves na Europa. Especialmente os galos, ou, em inglês, cock.

Em seguida, quando chegou aos Estados Unidos no começo do século XX, o Cocker Spaniel Inglês acabou dando origem a uma variação local, o Cocker Spaniel Americano. A nova raça se tornou menor e mais sossegada, enquanto o inglês conservou a energia e físico do farejador de aves.

Características da raça

família de cocker spaniel inglês

O Cocker Spaniel Inglês é um dos cães mais equilibrados que existem. Casa ou campo, não importa, eles se darão bem em qualquer lugar. Mas além do equilíbrio não dá pra negar que eles também disputam os primeiros lugares quando o assunto é fofura.

Afinal, as orelhas caídas, a pelagem sedosa e ondulada, a variação das cores, o olhar meigo: tudo faz da raça um exemplo de como os cães podem ser exuberantes e belos. Mas os tutores precisam ajudar essa fofura toda.

Cuidados com o Cocker Spaniel Inglês

Essa raça está mais suscetível a dermatites e micoses nas orelhas, pois eles acabam invariavelmente molhando a ponta das orelhas na água. Por isso, garanta um bebedouro apropriado para seu bichinho. E saiba que pode ser necessário manter um antimicótico por perto.

Outro fator a prestar bastante atenção é a pelagem. Sobretuudo porque ninguém consegue manter uma cabeleira vistosa e saudável sem cuidados, não é mesmo? Uma forma de manter a pelagem limpa e saudável é utilizando uma boa escova. Seu cãozinho vai adorar.

Aliás, sem escovação e tosa o pelo do cocker cresce tanto que pode acabar formando bolotas de sujeira e nó. Nesse caso, o importante é garantir bons shampoos e condicionadores para desembaraçar a cabeleira do animal.

Companheiros divertidos e carinhosos

cocker Spaniel inglês farejando

Por fim, além da beleza do Cocker Spaniel Inglês, não podemos negar outras características da raça: eles são incansáveis, leais e farão de tudo para agradar a família. Divertido e cheio de energia, o Cocker Spaniel Inglês é um excelente cão de companhia para famílias com crianças.

Aliás, seu cãozinho também vai precisar de ajuda para gastar um pouco dessa energia. Brinquedos de morder, especialmente quando são filhotes, são uma boa dica. E não se esqueça de ter boas guias e coleiras: eles amam passear! 

Quer saber mais sobre outras raças de cachorros? Confira os posts que separamos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário