Cachorro de pelo longo: lista de raças peludas

4 de março de 2021

Cachorros
cachorro de pelo longo da raça poodle deitado em um cobertor

Um cachorro de pelo longo bem cuidado chama a atenção de longe! Eles precisam de cuidados especiais, porém são lindos de ver. É necessário manutenção diária para que os pelos fiquem saudáveis.

Conheça a rotina que um cachorro peludo precisa ter e dicas para manter a pelagem do pet hidratada e cheia de brilho.

Cachorro de pelo longo dá trabalho?

Você terá que dedicar um tempo para cuidar da pelagem do seu cão. Será necessário escová-lo com uma rasqueadeira, agendar banhos recorrentes com shampoo e condicionador específicos, investir em uma tosa para alinhar os pelos e se atentar ainda mais com horários na hora do passeio.

Como manter o pelo do cachorro bonito?

É claro que cuidar de um cão de pelo longo dá trabalho, mas basta se organizar que as tarefas entram na rotina e o difícil se torna menos complicado, e até agradável.

Você pode pentear o seu bichinho em um momento de descanso, por exemplo. Seja vendo TV ou aproveitando alguns minutinhos no sofá. Os banhos tendem a ser a parte demorada e devem ocorrer semanalmente, porém um pet shop, como o centro de estética animal Spet, pode ajudar.

Pode parecer irrelevante, mas um shampoo e condicionador para cachorro de qualidade tendem a manter os pelos sedosos e com brilho, além de desembaraçar com facilidade durante o banho.

Existem diversos tipos de tosa para o animal peludo, a higiênica é indicada para tirar o excesso e é a favorita dos tutores. No verão, tosar é fundamental para aliviar o calor do animal.

Cachorro peludos tem mais doenças dermatológicas?

Se houver pouco cuidado com o pelo do pet, podem surgir problemas, como dermatites, infecções e bolas de pelo. Pulgas e carrapatos também são mais difíceis de identificar em um cachorro de pelo longo, por isso é fundamental usar uma coleira antipulgas e ficar de olho na pelagem.

O principal descuido dos tutores em relação aos bichinhos é a secagem depois do banho. O pelo molhado acaba contribuindo para a proliferação de fungos e faz mal para a saúde do animal.

Dicas para acostumar seu bichinho com os cuidados

cachorro de pelo longo da raça border collie sentado com a pata levantada e língua de fora

Pode ser que seu cão seja fã de uma escovação e secador, mas talvez ele não goste. Desta forma, vale se apoiar em petiscos como agrado quando for cuidar dos pelos do animal. É assim que ele vai associar uma rasqueadeira ou um banho no pet shop como algo bom.

Principais raças de cão peludo

Pronto para ter um pet fofinho? Estas são as raças de cachorro peludo que apaixonados por cães adoram:

  • Shih Tzu
  • Poodle
  • Lhasa Apso
  • Bernese
  • Golden Retriever
  • Yorkshire Terrier
  • Border Collie
  • Spitz Alemão
  • Chihuahua de pelo longo
  • Lulu da Pomerânia
  • Maltês
  • Chow Chow
  • Cavalier King Charles Spaniel

Esses bichinhos são puro amor, mas a atenção é redobrada, por isso pense bem antes de escolher seu companheiro e tomar uma decisão. Hoje em dia existem diversos produtos que facilitam a rotina, então é pesquisar e se organizar.

Venha ler mais sobre cuidados e curiosidades no blog da Cobasi! Por qual conteúdo você quer começar?