Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho pode comer banana? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho pode comer banana

Docinhas e muito práticas de serem saboreadas, a banana é elemento central da alimentação e da cultura brasileira. Por estar tão presente no cardápio de seus tutores, é natural que os pets tenham curiosidade e peçam um pedacinho da fruta. Mas será que, por exemplo, um coelho pode comer banana?

O hábito de oferecer comidas humanas para os pets pode ser extremamente perigoso. Quando adotado sem a consulta prévia em fontes confiáveis, o problema é ainda maior.

Nesse sentido, consultas em espaços como este blog junto a um veterinário são a chave para receber dicas assertivas em relação à individualidade de cada animal.

Alerta pontuado, é hora de retornar à pergunta central deste artigo: será que coelho pode comer banana? A resposta é sim, desde que o tutor fique atento a quesitos como quantidade e tipo da banana oferecida ao pet.

Coelho pode comer banana, mas alguns tipos são mais indicados que outros

Agora que você já sabe que a alimentação desses simpáticos dentucinhos não se restringe apenas às rações e à emblemática cenoura, chegou a hora de saber como acertar na hora de oferecer banana para um coelho.

O primeiro passo para saber qual fruta oferecer para o seu pet é reconhecer suas características. No caso das bananas, as propriedades variam de acordo com o tipo da fruta.

De acordo com os especialistas, um coelho pode comer banana desde que o tutor se atente à quantidade de calorias oferecido pelo alimento.

Nesse sentido, o tutor deve evitar os tipos caracterizados pela composição mais robusta de nutrientes e calorias. Esses são os casos da banana-da-terra e da banana-ouro.

Portanto, na hora de oferecer banana ao seu amiguinho orelhudo o tutor deve priorizar os tipos nanica, prata e maçã. Esses tipos são menos calóricos e de digestão mais fácil.

Outro ponto importante que cerca a dúvida se coelho pode comer banana é o questionamento sobre a possibilidade de o pet poder se alimentar também da casca.

Os especialistas desencorajam essa prática, porque a casca da banana pode vir carregada de substâncias químicas e agrotóxicos prejudiciais à saúde desse animal silvestre. Também por isso, sempre que possível, opte pelo alimento orgânico.

coelho pode comer banana

Benefícios da banana na rotina alimentar do coelho

Você já sabe que o coelho pode comer banana, bem como os tipos da fruta mais indicados para compor a dieta do pet.

O próximo passo agora é saber de que maneira acrescentá-la de modo a maximizar os benefícios da alimentação do animal em prol de sua saúde e qualidade de vida.

Nesse contexto, é fundamental que o tutor compreenda a banana como um complemento a uma alimentação variada. Segundo a comunidade veterinária, os coelhos devem ter uma dieta balanceada. Ou seja, o ideal é mesclar, na quantidade correta, elementos como a ração, o feno e as diferentes verduras, frutas e vegetais indicadas para consumo.

A banana deva ser oferecida em pequenas porções cerca de três vezes por semana. Dessa maneira, os coelhos irão se beneficiar do rico leque de vitaminas oferecidas pela fruta sem correr riscos de obesidade. Aliás, vale dizer que esse leque contém as vitaminas A, B, C, D, E e K.

Você que chegou ao fim deste artigo, está no caminho certo. Mas não se esqueça, para montar uma dieta completa para seu pet de uma maneira mais assertiva, consulte um veterinário de confiança!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário