Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho pode comer grama? Descubra aqui!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho pode comer grama

Seja no quintal de casa ou em parques públicos, coelhos adoram áreas amplas e verdes onde possam se divertir. Muitos tutores, no entanto, não conseguem relaxar nesses ambientes, temendo que seu amiguinho possa se prejudicar ao comer a grama do local. O que fazer nesses cenários? Será que coelho pode comer grama?

Se você tem um dentucinho em casa e fez essa pergunta, significa que você é um tutor responsável. Afinal, a qualidade da alimentação é um dos elementos mais importantes para a qualidade de vida e a longevidade dos coelhos.

Permitir o consumo de alimentos para humanos ou que o pet se alimente indiscriminadamente é um hábito bastante perigoso. Isso porque diversos alimentos que trazem benefícios para os seres humanos podem ser prejudiciais para os coelhos.

Por isso, em um cenário ideal, o tutor deve buscar os aconselhamentos de um veterinário de confiança antes de formular a dieta de seu bichinho.

Mas respondendo à pergunta deste artigo, será que coelho pode comer grama? A resposta é sim e tem uma conexão importante com os hábitos alimentares desses animais na natureza. Continue a leitura e saiba mais!

Coelho pode comer grama e é importante para sua alimentação na natureza

Apesar de a domesticação de coelhos ser relativamente comum, muitos desses animais vivem na natureza, onde utilizam os instintos e hábitos da espécie para conseguir a alimentação e a sobrevivência.

A grama é parte importante de suas dietas nesses ambientes não controlados. Isso acontece porque ela fornece uma quantidade significativa de fibras, nutriente fundamental para a manutenção do bom funcionamento gastrointestinal desses pets, bem como para o fornecimento de energia.

Dizer apenas que um coelho pode comer grama é, aliás, não fazer jus à importância desse alimento para seu organismo.

Isso porque o famoso feno, elemento indispensável no armário de qualquer tutor de coelho, é composto de gramíneas que passaram por um processo de desidratação.

Esse processo, por sua vez, não busca aumentar o valor nutricional do feno em relação à grama em seu estado natural. Pelo contrário, ele é realizado em prol do aumento da sua durabilidade e da manutenção do seu valor nutritivo.

Além do coelho, também o mini coelho pode comer grama e se beneficiar das fibras que ela oferece.

coelho pode comer grama

Construindo uma dieta balanceada para o coelho

Como a maioria dos animais de estimação, as dietas do coelho devem se ancorar em uma ração específica para a espécie. Afinal, é ela que atenderá as necessidades básicas do animal no que diz respeito aos macronutrientes e vitaminas necessários para sua qualidade de vida.

Apesar disso, diversos especialistas veterinários recomendam que, além da ração, o tutor insira alimentos complementares no cardápio do animal. Além do feno, os dentucinhos também podem se deliciar com um grupo específico de legumes, frutas e verduras.

É preciso, porém, que o tutor tenha cautela na hora de compartilhar seus alimentos com seu amiguinho.

Portanto, antes de adicionar uma nova iguaria no cardápio do pet, o tutor deve realizar pesquisas e consultar um veterinário de confiança a fim de escolher os itens corretos.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário