Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho pode comer pão? Veja quais alimentos estão proibidos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho pode comer pão? Descubra

A alimentação é um dos principais pontos de atenção para tutores de coelhos. Isso porque esses animais possuem o organismo muito sensível, logo, qualquer mudança pode prejudicar a saúde do bichinho. Nesse sentido, é comum que dúvidas surjam sobre o que oferecer ou não ao pet. Sendo assim, será que coelho pode comer pão?

Coelho pode comer pão?

Não pode dar pão para coelho! Tutores não podem dar pão para coelho. Por ser um animal herbívoro, a dieta desses animais deve ser equilibrada com vegetais e frutas. Alimentos para além desses, na verdade, trazem péssimas consequências ao bichinho.

O pão contém amido, um hidrato de carbono (o tal do carboidrato). Essa substância é extremamente nociva aos coelhos, pois não é digerida pelo sistema intestinal. 

não é recomendado coelho comer pão

Isso significa que, após a deglutição, a substância não é processada. Então, pão para coelho causa problemas no estômago, pois começa a fermentar e, como consequência, causa diarreias e até mesmo úlceras no pet! Para se ter uma noção, a diarreia por si só é tão grave que pode causar desidratação e levar o lagomorfo a óbito.

Por isso, os tutores devem evitar todos os alimentos ricos em carboidratos, como bolacha, feijão, arroz, derivados do leite e alimentos industrializados em geral. Então, se tinha dúvidas se coelho come pão, não é recomendado.

Posso dar pão velho para desgastar os dentes do meu pet?

Outro pensamento conhecido é que o pão velho e duro ajuda a cuidar da saúde bucal do coelho. Na verdade, isso é um mito. Como qualquer outro tipo de carboidrato, o pão velho afeta o bem-estar do animal, causando obesidade e problemas estomacais, como a diarreia. Portanto, evite!

Mas, e se meu coelho comer esses alimentos sem querer?

coelho pode comer pão

Em momentos de desatenção, pode ser que seu coelho de estimação roube um pedacinho do pão que ficou em cima da mesa, ou outros alimentos proibidos. Se você não percebeu, fique atento aos sinais clínicos de intoxicação alimentar:

  • apatia;
  • vômitos;
  • convulsões;
  • dor;
  • mal-estar;
  • falta de energia;
  • espasmos;
  • pet a mais de 12 horas sem comer.

Nesses casos, leve o pet ao veterinário o mais rápido possível. O profissional será responsável por realizar exames e dar o diagnóstico correto do problema enfrentado pelo seu bichinho. Então, é só seguir as indicações do profissional para recuperar o bem-estar do coelho o mais rápido possível.

Alimentos liberados para coelhos

Então, já que o coelho não come pão, o que posso oferecer? A base da dieta desses animais é a ração. Ela é rica em nutrientes e balanceada, com tudo o que seu pet precisa para se desenvolver bem. Além dela, outra opção que não pode faltar no cardápio é o feno. Como é rico em fibras, ajuda a equilibrar o sistema intestinal, além de manter a saúde bucal do coelho em dia.

Folhas verdes e frutas também podem ser incluídas na dieta. Dê preferência a alimentos como manga, banana, repolho, endro, hortelã e morango. Mas, antes de oferecer qualquer novo alimento para o seu bichinho de estimação, não se esqueça de consultar um médico-veterinário.

quais alimentos os coelhos podem comer?

Gostou das dicas? Agora que você sabe se coelho pode comer pão ou não, continue ligado nas dicas do Blog da Cobasi!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário