Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho pode comer salsinha? Descubra quais alimentos estão liberados

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
 coelho pode comer salsinha

Tutores de coelhos precisam de atenção redobrada quanto à alimentação desses bichinhos. Isso porque nem todo alimento está liberado a esses animais. Entre tantas opções, será que coelho pode comer salsinha?

Se você tem dúvidas quanto à dieta dos lagomorfos, continue conosco e saiba tudo sobre a alimentação desses bichinhos carinhosos e divertidos.

Afinal, coelho pode comer salsinha?

Coelho pode comer salsinha, contudo, é preciso ter moderação. Isso porque, em excesso, o alimento pode trazer riscos à saúde, pois o tempero é rico em alcaloides. Essas substâncias possuem toxinas que, em grande quantidade, podem prejudicar o pet.

Ou seja, você pode dar rúcula para coelho, desde que liberada por um médico-veterinário. O bom dessa plantinha medicinal é que ela melhora o sistema imunológico dos bichinhos. Rica em vitaminas A, K, antioxidantes e fibras, que ainda auxiliam o sistema digestivo dos pets.

Mas lembre-se que o excesso pode fazer mal ao seu bichinho. Por isso, ofereça gradativamente, junto a outros legumes, frutas e verduras.

Qual a maneira certa de oferecer salsinha para coelho?

Descubra se coelho pode comer salsinha

Seu coelho pode comer salsinha misturada a outros alimentos, como legumes e verduras. Ofereça na medida de uma xícara, até três vezes na semana.

Então, é só prestar atenção em como seu pet reage. Se notar que suas fezes estão moles, com aspecto de diarreia, tire o alimento da dieta e procure um veterinário.

O minicoelho pode comer salsinha, mas em menor quantidade. O ideal é não ultrapassar uma xícara de vegetais frescos.

Além disso, não se esqueça que os coelhos filhotes só podem se alimentar com leite materno até a sétima semana de vida.

Como é a alimentação dos lagomorfos?

Os coelhos precisam de uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras e vegetais. Mas não se engane: a base da alimentação é a ração.

Isso porque ela tem tudo o que os lagomorfos precisam para crescer de maneira saudável e segura. Rica em fibras, proteínas, cálcio, fósforo e vitaminas, ela é muito importante para o desenvolvimento dos coelhos.

Além disso, outro alimento que não pode faltar é o feno. Ele é indicado para regular a atividade intestinal e desgastar os dentinhos dos pets.

coelho pode comer salsinha

A falta do feno, inclusive, pode causar estase intestinal, isto é, a redução da motilidade do intestino, o que pode até levar o pet a óbito.

Mais 10 alimentos liberados para coelhos

Para tutores com dúvidas sobre o que coelho pode comer, confira uma lista completa com mais dez sugestões saudáveis, que fazem toda a diferença na dieta pet:

  • rúcula;
  • cenoura;
  • couve;
  • repolho roxo;
  • morango;
  • pêssego;
  • manga;
  • abacaxi;
  • mamão;
  • pera.

Gostou das dicas? Agora você sabe que coelho pode comer salsinha e outras recomendações saudáveis para esses pets! Continue no Blog da Cobasi e descubra tudo sobre os hábitos dos lagomorfos!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário