Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como espantar pernilongo: anote as dicas!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como espantar pernilongo: confira as dicas!

Para quem vive em um país tropical, como o Brasil, pelo menos uma vez na vida, já acordou de madrugada com os zumbidos de um pernilongo. Ou então amanheceu com diversas picadas pelo corpo todo, que coçam bastante. Essas situações são extremamente incômodas, e é por isso que vamos te dar algumas dicas sobre como espantar pernilongo.

Afinal, como espantar pernilongos?

Com o verão se aproximando, além de dias com as temperaturas mais altas, é também época que aparece um grande problema chamado pernilongo. Esse bichinho é responsável por proporcionar incômodos como coceiras, alergias e até noites mal dormidas.

Se você não quer ter esse tipo de incômodo na sua casa, confira algumas dicas sobre como afastar mosquitos, muriçoca e pernilongos.

Compre inseticida para afastar pernilongos

Existem uma série de inseticidas e repelentes que são úteis para as pessoas que estão procurando como acabar com o pernilongo. Inclusive, é possível achar produtos indicados para peles sensíveis, crianças e casas com animais de estimação. Nesse caso, é só verificar com atenção qual solução é ideal para você e para o seu ambiente. 

Raquete elétrica é uma boa alternativa

Esse é um acessório para combater  ajuda os insetos que conseguiram entrar na sua casa. Então, usar uma raquete elétrica ajuda a fazer uma vistoria nos cômodos, como também é eficaz para quem está buscando uma solução de como matar pernilongo. Prefira produtos que não emitem odores, fumaças ou substâncias químicas que podem fazer mal à saúde. 

Evite deixar portas e janelas abertas

Como espantar pernilongo: deixe as janelas fechadas
Pode parecer uma dica simples fechar portas e janelas, principalmente no final de tarde é bastante eficaz.

Principalmente no verão, deixar portas e janelas abertas é quase um sinônimo de pernilongos. O mais indicado é fechar essas entradas quando o fim de tarde se aproxima, no máximo 17h. Também é recomendado o uso de tela mosquiteira, uma opção para quem quer ter uma casa segura e uma tranquila noite de sono.

Ligue o ventilador

Esse recurso tem uma função dupla: aliviar o calor e  afastar os pernilongos. Sua alta ventilação não deixa com que os insetos cheguem perto das pessoas. Porém, é preciso reforçar que essa é uma solução complementar às que mencionamos, pois quando você desligar o acessório, os bichinhos voltam. 

Como espantar pernilongo: existem plantas que podem ajudar?

Sim. A própria natureza pode ser uma grande aliada nessa missão de como espantar pernilongo.

Existem plantas capazes de manter esses insetos bem longe. Um dos exemplos mais conhecidos para essa finalidade é a citronela. Essa espécie se desenvolve em formato de arbusto e é ótima para se cultivar em jardins e áreas externas.

citronela é uma boa opção sobre como espantar pernilongos
A óleo de citronela, mas especificamente a sua essência ajuda a combater mosquitos e pernilongos.

A citronela é um repelente tão incrível que costuma ser muito utilizada na indústria de cosméticos e produtos que ajudam a afastar pernilongos. A ação da planta está nos óleos retirados da sua planta e seus componentes (citronelal, geraniol e o limoneno) que passam mensagens químicas para os insetos, gerando a reação de se afastar. 

Quais são as caraterísticas do pernilongo?

Para entender melhor sobre os pernilongos, separamos algumas informações sobre as suas características.

Também conhecido como muriçoca ou mosquito, o comprimento do pernilongo pode variar bastante, mas, geralmente, eles medem entre 3mm e 7mm. Esse inseto pode voar de uma a quatro horas sem parar, até 2km por hora, aproximadamente! Além disso, ele possui hábitos noturnos, ou seja, prefere se alimentar no período com menos luminosidade, preferivelmente de madrugada.

Pernilongos sugam sangue?

Muitas pessoas pensam que todos os pernilongos sugam o nosso sangue, mas não. Apenas as fêmeas são hematófogas, ou seja, são as únicas que realmente picam os seres humanos em busca de alimento.

Para passar despercebida, a fêmea injeta uma substância anestésica que, ao mesmo tempo, não permite que o sangue coagule. Justamente por isso, nós raramente conseguimos sentir enquanto estamos sendo picados.

Em contrapartida, depois de alguns minutos, esse anestésico faz com que o nosso corpo provoque uma reação defensiva. E, então, surgem as coceiras e inflamações. Além disso, para quem já é alérgico às picadas de pernilongo, esses sintomas podem se agravar, formando feridas.

Como espantar pernilongo: confira as dicas!

Já os pernilongos machos alimentam-se através da sucção de líquidos como néctar e seiva de plantas. Diferentemente das fêmeas, a agulha retrátil do macho é muito fraca para adentrar a pele de humanos e animais.

Agora você sabe mais informações sobre como espantar pernilongo, agora é se preparar para o verão e proteger-se.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário