Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como fazer um jardim: confira o passo a passo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
aprenda como fazer um jardim

Fazer um jardim em casa é um hobby que vem ganhando cada vez mais popularidade entre as pessoas. Afinal de contas, nada melhor do que ter um espaço relaxante da natureza em casa, não é mesmo? Por isso, nós preparamos um passo a passo para você criar um jardim gastando pouco. Acompanhe!

Como fazer um jardim do zero?

O primeiro passo para fazer um jardim do zero é o planejamento, seja você um especialista em jardinagem ou não. Isso significa escolher o local onde ele será feito. A escolha certa é muito importante, seja para criar jardins em varandas ou um jardim simples no fundo do quintal.

O que é preciso para fazer um jardim?

Uma das coisas principais que você precisa para fazer um jardim em casa, seja ele tradicional, vertical ou de inverno, são as ferramentas adequadas. Isso inclui instrumentos para preparar a terra, regar as plantas e fazer a adubação do solo. Segue a lista com os itens indispensáveis.

  • Pá de jardinagem;
  • Tesoura de poda;
  • Regador;
  • Garfo de jardinagem.

Importante: Antes de começar a fazer o jardim do zero, é preciso estar atento ao solo, parte essencial para que a planta se desenvolva de forma saudável. É preciso garantir que o substrato tenha todos os nutrientes que a planta necessita. Uma boa sugestão é apostar em adubos.

A escolha das plantas e flores

mulher mostra como fazer um jardim

Aprender mais sobre as espécies e suas principais características é pura diversão, mas tenha cuidado na hora de escolher as plantas ou flores para o jardim. Pois cada planta possui características distintas. Por exemplo, há flores e folhagens que não gostam de muito sol e outras que adoram luminosidade.

Se você está procurando plantas para um jardim no quintal, aposte em espécies que gostam de sol, como as palmeiras, dracenas, suculentas, espada-de-são-Jorge, crista de galo, gerânios e o famoso girassol.

Deseja fazer um jardim vertical dentro de casa? Bom, comece pelas plantas que se dão bem com meia-sombra. Algumas bons exemplos são a samambaia, cróton, zamioculca, peperômia, costela-de-adão, antúrio e orquídeas de luz indireta.

Você também pode fazer uma horta vertical, assim terá sempre temperos à disposição para dar mais sabor à comida. Na varanda, é possível colocar um suporte para vasos na parede e cultivar espécies como manjericão, orégano, salsinha e coentro, em vasos pequenos.

Como fazer um jardim e gastar pouco?

Você sabia que é muito simples fazer um jardim e gastar pouco? É verdade, o grande segredo é usar a criatividade para reaproveitar itens que estão sobrando em casa, como caixotes e blocos de concreto. Conheça algumas sugestões.

1. Jardim de vasos

Ao invés de fazer todo o preparo da terra, uma maneira criativa de fazer um jardim e gastar pouco é utilizar diversos tipos de vasos. Escolha flores e plantas de tamanhos diferentes e faça uma composição no quintal. Assim você terá diversas possibilidades de decoração.

2. Crie com caixotes e blocos

Sabe aquele caixote de madeira ou bloco de concreto que estão sobrando no fundo da casa? Eles podem servir com belos vasos para flores ou plantas. Basta preenchê-los com terra, adubo e fazer o plantio. Se desejar, você ainda poderá personalizá-los com as suas flores e desenhos favoritos.

Como cuidar de um jardim?

Com ele pronto, chegou o momento dos cuidados necessários com as flores e plantas. A partir de agora, os principais pontos de atenção são a rega e a poda periódica. Não se esqueça que cada planta necessita de uma quantidade certa de água para sobreviver.

Para quem ainda está entrando no mundo da jardinagem, uma boa dica é cultivar suculentas e cactos, pois elas são espécies que necessitam de poucos cuidados. Isso sem falar que se dão super bem com a exposição ao sol.

Aprovou nossas dicas de como fazer um jardim simples? Então, compartilhe com a gente o que você usa para manter o seu jardim sempre bonito.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Antonio Jorge Mendes aj087597@gmail.com disse:

    Muito bom

Deixe o seu comentário