Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Jardim de suculentas: saiba como cultivá-las em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como fazer um jardim de suculentas

Cultivar um jardim de suculentas é uma ótima alternativa para quem quer criar plantas em apartamentos e casas, pois são espécies que requerem poucos cuidados e, com certeza, irá deixar o seu lar mais bonito e aconchegante.

Conhecidas por serem plantas de regiões secas, as suculentas já se tornaram uma das preferidas quando o assunto é jardinagem. Se o seu desejo é fazer um jardim na sua casa, fique com a gente.

Como fazer um jardim de suculentas: 5 ideias incríveis para inspirar

Se você tem dúvidas de qual suculenta adquirir, saiba que isso é normal, já que esse grupo conta com mais de 6 mil tipos de plantas. Para quem é iniciante em jardinagem, para quem mora em casa e apartamentos, esse gênero é o mais procurado pelo seu charme e por demandarem cuidados simples.

Tanto para áreas internas quanto externas, selecionamos 10 plantas para te ajudar no projeto de montar um jardim de suculentas único e criativo.

1. Jardim de suculentas no chão

jardim de suculentas no chão

Um jardim de suculentas no chão permite que você tenha diversos tipos próximos uma das outras. Dessa forma, seu jardim se tornará bem colorido, algumas opções são as suculentas rosa de pedra e aloe vera.

2. Mini Jardim de suculentas

Como fazer um jardim de suculentas

Se o espaço na sua casa é pequeno, uma opção é criar um mini jardim de suculentas no parapeito de uma janela ou em pequenos caixotes. Para isso, você pode adquirir mini suculentas como a echeveria baby, aortia ou a gasteria verrucosa.

3. Jardim vertical de suculentas

jardins de suculentas

Por outro lado, se o único espaço disponível na sua casa é uma parede vazia, uma alternativa é montar um jardim vertical. Esse tipo de jardim é perfeito para a suculenta colar de pérolas e colar de rubi.

4. Canteiro de cactos

mini jardim de suculentas

Pensou que nós esquecemos da planta mais famosa do grupo das suculentas? Os cactos viraram tendência para decorar qualquer ambiente. Charmosas, resistentes e que demandam pouca manutenção, montar um canteiro de cactos na sua casa vai dar um charme todo especial para o lar.

5. Jardim suspenso com suculentas

Jardim suspenso com suculentas

Jardim suspenso é sempre uma boa escolha, fazer com suculentas fica ainda melhor. Para quem não tem varanda ou um espaço grande, usar vasos suspensos é uma ótima alternativa para cultivar diversos tipos de suculentas em  casa.

Jardim de suculentas: 10 espécies para começar a cultivar em casa

planta em forma de cascata de pérola
jardim de suculentas suculentas orelha de elefante no vaso
vaso com suculenta na janela
vaso com orelha de Shrek
suculenta fantasma na natureza
planta jade perto da janela
Dedo de moça
Echeveria com folhas brancas
Rosinha-de-sol
Zebra (Haworthia fasciata)
planta em forma de cascata de pérola
A colar de pérolas é uma suculenta pendente usada em decoração.
jardim de suculentas suculentas orelha de elefante no vaso
A suculenta orelha de elefante é a planta que não pode faltar no seu jardim. Nativa da África do Sul, essa planta rústica e de fácil cultivo.
vaso com suculenta na janela
A orelha de Shrek tem características rústicas, com uma beleza exótica perfeita para diversos ambientes.
vaso com orelha de Shrek
Essa espécie de suculenta tem tamanho compacto e combina com qualquer ambiente.
suculenta fantasma na natureza
Suculenta fantasma: a beleza da planta está no contraste de cores.
planta jade perto da janela
A planta jade é uma espécie de tamanho delicado e fácil de cuidar.
Dedo de moça
O Dedo de moça tem folhas curtas e arredondadas, com ramos mais compactos.
Echeveria com folhas brancas
Rosa-de-pedra tem como charme as folhas parecidas com pétalas de rosasa.
Rosinha-de-sol
A planta rosinha-de-sol apresenta folhas ovais com uma coloração verde-clara e os ramos apresentam a mesma cor das folhas.
Zebra (Haworthia fasciata)
Conhecida como Zebra ou Zebrina, essa é uma das espécies de suculenta mais rústica.

Por ter uma manutenção mais simples, o jardim de suculentas é o preferido das pessoas e ganha cada vez mais espaço dentro e fora das casas. A seguir, aprenda os truques para montar o seu jardim perfeito.

Montando o seu jardim de suculentas

Agora é hora de colocar em prática a sua ideia de jardim de suculentas para deixar o seu cantinho da natureza mais colorido.

  • Escolha um lugar com sol ou bastante luminosidade. Em sua maioria, as suculentas se dão bem em climas mais quentes. Sol e meia sombra são ideias para elas.
  • Prepare o solo para receber essas plantas gordinhas e verdes. As suculentas gostam de solos mais arenosos. Nossa dica é usar terra comum de jardim, com camadas de terra vegetal, outra de composto orgânico e uma de areia.
  • No caso de suculentas plantadas em vasos, uma boa opção são os com fibra de coco, que possuem boa drenagem. Lembrando que as plantas podem ser cultivadas em vasos, bacias, bem como direto em canteiros no jardim.
  • Mesmo sendo plantas que preferem o solo mais seco, a rega das suculentas – que dependem do grau de umidade da região – deve ser feita no máximo uma vezes por semana. No entanto, a planta não deve ser molhada, apenas seu solo e sem exagero.
  • Caso perceba que sua suculenta esteja com folhas secas, retire-as com uma tesoura de poda para não estragar a planta.
  • E por último, lembre-se de repor os nutrientes do solo após um período de 3 meses.

Pronto, essas são dicas essenciais para que o seu jardim de suculentas cresça forte e colorido. Pensando um pouco na decoração, você pode incrementar com pedras e vasos criativos.

Então, visite agora mesmo o setor de jardinagem da Cobasi para separar tudo o que é necessário para montar o seu jardim de suculentas. As novas moradoras da sua casa vão adorar e você vai poder aproveitar a companhia delas.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário