Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aprenda como limpar olho de gato filhote

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como limpar olho de gato filhote

Saber como limpar olho de gato filhote é importante porque problemas oculares são até que bastante comuns nos felinos. Ao fazer a higienização de forma errada, você pode machucar o gatinho ou até agravar a doença.

Continue a leitura e saiba como cuidar dos olhos do seu gatinho com todo o carinho

Principais doenças oculares em gatos

É importante aprender como limpar olho de gato filhote porque doenças oculares são comuns. Além disso, outros problemas de saúde com alto índice de incidência também podem ter como sintomas o inchaço nos olhos e a formação de secreções.

Uma doença que é comum em filhotes pequenos é a rinotraqueíte felina. Causada pode ser causada por vírus ou bactéria e afeta todo o sistema respiratório dos felinos. Entre os principais sintomas, estão secreções nasais e oculares. É comum, inclusive, que os olhos fiquem completamente fechados por causa das secreções.

Ao aprender como limpar olho de gato filhote, você proporcionará maior bem-estar ao pet e ajudará na recuperação.

Como limpar olho de gato filhote?

Antes de aprender como limpar olho de gato filhote, é imprescindível fazer uma visita ao médico veterinário. Apenas ele poderá avaliar o animal e indicar o tratamento mais eficaz. Uma doença como a rinotraqueíte, por exemplo, exige a administração de antibióticos e, sem isso, o pet não vai melhorar. Com o tratamento em mãos, chegou a hora de aprender como fazer os cuidados com a higiene dos olhos do seu gatinho.

O que muita gente não sabe é que limpar os olhos de um gato filhote é muito mais fácil do que fazer o mesmo procedimento em adultos. Um gatinho pequeno morde e aranha menos que um adulto.

Mesmo em um filhote, o momento da higienização pode ser um pouco estressante, por isso, deixe tudo o que for necessário separado antes de iniciar. Fizemos uma lista do que você precisará:

  • Algodão ou gaze
  • Soro fisiológico
  • Toalha limpa
  • Petisco

Se estiver frio, você pode esquentar o soro fisiológico por 5 segundos no micro-ondas.

Lave as mãos com água e sabão e leve o filhote para um ambiente calmo onde estará tudo o que você vai usar. Antes de começar, faça carinho para acalmar o pet. Umidifique o algodão ou a gaze e repouse por 5 segundos sobre um dos olhos do filhote, após amolecer as secreções, remova as remelas do gato com muita delicadeza.

Após higienizar o primeiro olho, você pode repetir o procedimento no outro olho com um algodão novo. Nunca use a mesma gaze nos dois olhos.

Assim que acabar de limpar o olho do gato filhote, ofereça um petisco para reforçar positivamente o momento.

Como limpar olho de gato adulto?

Se o seu pet já é adulto e está dando trabalho para limpar os olhos, nós temos uma ótima dica para você. Primeiro tente fazer o procedimento de forma semelhante ao filhote com o uso de petiscos como incentivo. Se não der certo e o gato ficar agressivo, você pode enrolar ele com cuidado em uma toalha ou manta. Dessa forma, ele não conseguirá arranhar e a contenção deixará o pet mais calmo.

Gostou das dicas? Confira outros cuidados com gatos nos posts abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. JUca disse:

    Isso, passa petisco no olho do bicho.

Deixe o seu comentário