Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar alho: guia completo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Você já olhou para aqueles brotinhos saltando para fora do cesto de temperos e se perguntou, será que tem como plantar alho em casa? Como é uma planta de fácil brotação, é possível cultivá-la até em vasos. Mas não se engane, o cultivo do alho tem alguns segredos para dar certo.

Quer saber como cultivar seu próprio alho? Veja algumas informações essenciais sobre como cultivar alho e você nunca mais precisará ir ao mercadinho do seu bairro para comprar esse ingrediente básico tão comum em várias refeições brasileiras. 

Alho: saiba tudo sobre essa hortaliça 

Você sabe que tipo de alimento é o alho? Antes de detalhar as etapas de cultivo, vamos entender um pouco mais sobre esta planta.

Alho promove até benefícios para a saúde

O alho é uma hortaliça da família Aliácea, sendo uma das mais antigas espécies de plantas cultivadas no mundo. Acredita-se que a sua origem foi nos campos da Ásia Central e do Norte. Em tempo pré-histórico, a planta se espalhou até ser difundida para a região do Mar Mediterrâneo e chegou ao Egito, onde foi incorporada à cultura egípcia e se tornou um importante item comercial.

Já nessa época o alho era considerado uma planta com “poderes mágicos”, sendo utilizada como planta medicinal para o tratamento de doenças e na proteção espiritual. Foi assim que a cultura do alho prosperou e se espalhou pelo mundo.

Até hoje, o alho é utilizado como planta medicinal, para tratar doenças como gripes e resfriados. Esse benefício está relacionado aos nutrientes da hortaliça que é rica em sais minerais, potássio, zinco e vitaminas B1 e B6.

Na questão espiritual, a ideia de que o alho protege contra coisas ruins não é infundada. Afinal, ele é um poderoso bactericida, ajuda a limpar o trato respiratório, é antiinflamatório e antioxidante. Inclusive, muitas pessoas acreditam que mastigar um alho cru serve para  espantar as companhias indesejadas.

Frequentemente usado em pratos culinários

Hoje em dia é difícil encontrar cozinheiros, sejam eles profissionais ou amadores, que não usem alho nas suas receitas. Junto com a cebola, são temperos que transcendem a parte de pré-preparo, inclusive é possível encontrar receitas em que a hortaliça é o prato principal, alguns exemplos são chips de alho e pastas de modo geral.

Reconhecer o alho na cozinha é super fácil. Ao ver uma planta com um bulbo (popularmente conhecido como cabeça) e por folhas escamiformes (os dentes) com um tom branco e aspecto arroxeado, é alho.

Você sabia que é possível aproveitar o dente de alho que você tem em casa para cultivar seu próprio alho.

Há várias maneiras de utilizar os dentes de alho. Basta descascar, que é possível fazer picado, ralado ou usado inteiro para temperar diversos tipos de pratos ou fazer molhos. Caso queira realçar o sabor do seu arroz, tortas e pizzas, o alho vai muito bem. O que não faltam são opções para utilizar o tempero e fazer pratos saborosos.

Pronto, agora você sabe um pouco mais sobre a história, benefícios e como utilizar o alho. Agora chegou o momento de anotar as dicas que selecionamos ser essenciais para plantar alho em casa.

Mas afinal, como plantar alho?

Como vimos, o alho é um ingrediente que se espalhou pelo mundo e faz parte da dieta alimentar da maioria da população do planeta hoje. Se você quer ter essa planta tão importante e saborosa em casa, então siga as dicas que preparamos sobre como plantar alho.

Qual o melhor ambiente e clima para plantar alho?

Nessa fase, você quer saber qual a maneira certa de plantar alho. Então, antes de falar de substrato, água ou espaço, precisamos falar do clima. Por ser uma planta que provavelmente se originou nos campos frios do norte asiático, o alho prefere temperaturas mais baixas. Para o bom desenvolvimento da planta, os locais mais indicados são em temperaturas que giram na faixa entre 10 ºC e 15 ºC, ideais para plantar os bulbos.

Se na sua região não há períodos de clima mais ameno, talvez seja difícil fazer o cultivo. Dessa forma, dê preferência para plantar alho no outono e na primavera.

Qual o melhor solo para plantar alho?

como plantar alho no vaso
O alho é um ingrediente que dá um sabor todo especial para muitas refeições, desde o clássico arroz e feijão, até os mais elaborados pratos.

Agora que você já sabe a importância do clima no cultivo do alho, está na hora de preparar o substrato. O alho é uma planta de fácil cultivo, mas para crescer forte e saudável ele vai precisar preparar o solo. A indicação é trabalhar um solo leve, rico em matéria orgânica, com boa drenagem e facilidade na irrigação. Isso sem contar o uso necessário de adubo, calcário e o pH ideal do solo de 6 a 6,5.

Falando um pouco na preparação do solo, uma etapa importante, entre 45 e 60 dias antes do plantio, é fundamental arar profundamente a terra com 35 a 40 centímetros de espaçamento entre uma ou duas gradagens (etapa de preparação do solo para cultivo). Esse tipo de cuidado vai garantir tudo o que é essencial para o desenvolvimento da planta.

Pode plantar alho em lugares com sol?

O cultivo do alho demanda um cuidado específico: um local ensolarado. Então, se você mora em apartamento e tem pouco espaço, talvez seja difícil conseguir bons resultados no cultivo de alho, mesmo com jardineiras ou vasos de janela.

Isso porque esta é uma planta de sol pleno, que precisa receber luz direta durante todo o dia. Sem a quantidade de luz necessária, o mais provável é que a planta não forme bulbos.

Como regar o pé de alho?

Outra dica fundamental de cultivo é a quantidade de água. Por um lado o alho não suporta solos encharcados, por outro é muito sensível à falta d’água.

A drenagem do solo vai ajudar a atingir o equilíbrio necessário. Por isso, regue com frequência, especialmente nos primeiros meses. É preciso interromper as regas por cerca de 5 ou 20 dias antes da colheita, dependendo do tipo do solo. Bons condicionadores e substratos mais fibrosos vão facilitar o plantio.

Quanto tempo para colher o alho depois que planta?

Quando ⅔ das folhas estiverem amareladas, é hora da colheita. Nesse momento, os bulbos já estão formados e prontos para a maturação. Nos primeiros 5 dias, deve ser curado ao sol e nos dois meses seguintes, a cura é feita à sombra.

como plantar alho

Pronto, agora você já virou um expert em como plantar alho em casa. Lembre-se que é essencial utilizar produtos específicos para jardinagem, como também seguir à risca os cuidados específicos da planta.

Se quiser plantinhas para fazer companhia para o alho, aqui no Blog da Cobasi você encontra informações sobre como cultivar cebola e alho-poró. Aproveite nossas dicas e se precisar de produtos específicos para a sua horta, acesse o setor de jardinagem da Cobasi. Lá você encontra tudo o que é essencial para a sua plantinha. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Antônio Oliveira disse:

    Gostei muito do que li sobre os aljos

Deixe o seu comentário