Guia completo de como plantar alho

Compartilhar:


Quem nunca olhou para aqueles brotinhos saltando para fora do cesto de temperos e se perguntou, afinal, como plantar alho? Essa é uma planta de fácil brotação e que pode ser cultivada até mesmo em garrafas pets penduradas nas janelas. Mas não se engane, o cultivo do alho tem alguns segredos para dar certo.

O alho pelo mundo

Antes de mais nada, vamos entender um pouco mais sobre esta planta. A origem mais provável do alho é nos campos do norte asiático. De lá, ele teria se espalhado pelo continente até chegar no Egito, onde se tornou um importante item comercial e foi incorporado à cultura.

Já nessa época o alho era considerado uma planta com poderes mágicos e utilizada tanto no tratamento de doenças, quanto na proteção espiritual. Essa cultura do alho que prosperou no Egito se espalhou pelo mundo e o resto é história.

A ideia de que o alho protege contra coisas ruins não é infundada. Afinal, ele é um poderoso bactericida, ajuda a limpar o trato respiratório, é antiinflamatório e antioxidante. Além do mais, nada como mastigar um alho cru para espantar as companhias indesejadas, não é mesmo? 

Mas afinal, como plantar alho?

Como vimos, o alho é um ingrediente que se espalhou pelo mundo e faz parte da dieta alimentar da maioria da população do planeta hoje. Se você quer ter essa planta tão importante e saborosa em casa então siga as dicas abaixo sobre como plantar alho.

Antes de falar de substrato, água ou espaço, precisamos falar do clima. Por ser uma planta que provavelmente se originou nos campos frios do norte asiático, o alho prefere temperaturas mais baixas. De preferência entre 0ºC e 15ºC.

É nessa faixa de temperatura que a planta vai formar os bulbos, ou seja, os dentes de alho. Ou seja, se na sua região não há períodos de clima mais ameno, talvez seja difícil fazer o cultivo. Dessa forma, o período ideal para o plantio vai variar de região para região. Geralmente, os produtores de alho no Brasil fazem o plantio no final do inverno.

Um bom lugar para plantar alho

Agora que você já sabe a importância do clima no cultivo do alho, está na hora de preparar o substrato. O alho é uma planta de fácil cultivo, mas para crescer forte e saudável ele vai precisar de duas coisas: A primeira delas é um solo leve, rico em matéria orgânica e bem drenado. A segunda é bastante sol.

Por isso, se você mora em apartamento e tem pouco espaço, talvez seja difícil conseguir bons resultados no cultivo de alho, mesmo com jardineiras ou vasos de janela. Isso porque esta é uma planta de sol pleno, que precisa receber luz direta durante todo o dia. Sem a quantidade de luz necessária, o mais provável é que a planta não forme bulbos.

Porém, no caso de quem mora em casa e tem um espaço que receba bastante luz, vale a pena aprender como plantar alho. Outra dica fundamental de cultivo é a quantidade de água. Por um lado o alho não suporta solos encharcados, por outro é muito sensível à falta d’água.

Regando e colhendo 

A drenagem do solo vai ajudar a atingir o equilíbrio necessário na rega. Por isso invista em bons condicionadores e substratos mais fibrosos para facilitar o plantio. Regue com frequência especialmente nos primeiros meses. É preciso interromper as regas por cerca de 5 ou 20 dias antes da colheita, dependendo do tipo do solo. 

Quando ⅔ das folhas estiverem amareladas é hora da colheita. Nesse momento os bulbos já estão formados e prontos para a maturação. Nos primeiros 5 dias deve ser curado ao sol e nos dois meses seguintes, a cura é feita à sombra.

Agora que você já sabe como plantar alho, que tal aprender mais dicas de jardinagem nos posts que separamos abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário