Como plantar anis estrelado: descubra aqui

Compartilhar:


O anis estrelado é originário do sudoeste da China e do Vietnã. Em forma de estrela, é utilizada há milênios pelos chineses como tempero culinário e remédio. Planta super versátil, tem um sabor muito agradável e um cheiro doce delicioso! Quer cultivar uma muda em casa? Explicamos aqui como plantar anis estrelado.

Desde que foi introduzida na Europa, em 1578, o anis estrelado foi usado principalmente na preparação de doces e licores no velho continente. Hoje em dia, usa-se a especiaria em diversos preparos da gastronomia.

Apesar de terem algumas semelhanças de sabor e aroma, a semente de anis e o anis estrelado são parentes distantes. A especiaria chinesa é bem mais potente que seu primo. Por isso, deve ser usada em pequenas quantidades.

E atenção! O anis estrelado chinês pode ser confundido com o anis estrelado japonês, que é uma planta venenosa. Assim, sempre verifique qual a origem do anis estrelado que você está levando.

Como plantar o anis estrelado?

Em primeiro lugar, saiba que o anis estrelado se adapta melhor em terras com boa quantidade de matéria orgânica. Por isso, é recomendada a utilização de húmus no solo. Além disso, a árvore desta planta tem raízes espaçosas. Assim, mantenha um espaçamento de 3 a 4 metros entre as mudas.

Se a sua escolha for por uma árvore, os locais mais adequados são o quintal ou o jardim. As árvores podem chegar a até 18 metros de altura. Mas, com podas regulares, elas podem se manter entre 3 e 4 metros.  Por outro lado, se você preferir, também pode plantar o anis estrelado em vasos. Prefira os vasos de porte médio, com pelo menos 20 litros, para dar espaço à planta.

Cuidados com o anis estrelado

O anis estrelado precisa de solos úmidos. Por isso, as regas devem ser frequentes em períodos mais quentes, como o verão. No entanto, o solo não pode ficar encharcado. Durante o inverno, o ideal é regar a cada 3 ou 4 semanas.

Igualmente importante é o local escolhido para colocar sua muda. O anis estrelado é uma planta que gosta muito de sol, mas é sensível a ventos. Portanto, quando for escolher onde colocar, prefira lugares onde bate bastante sol, de preferência pela manhã. Assim, quatro a cinco horas de exposição ao sol, todos os dias, é o ideal. Em apartamentos, a varanda ou uma soleira de janela são boas opções para sua planta crescer.

Quando bem cuidado, o anis estrelado produz flores lindas, que saem duas vezes ao ano. Logo após saírem as flores, é possível secar e guardar para usar quando quiser. O anis estrelado continua fresco por cerca de um ano, enquanto o moído começa a perder o seu sabor após seis meses.

Utilidades do anis estrelado

Os ramos e as flores do anis estrelado são muito utilizados para fazer chás ou para cozinhar. Por exemplo, é comum usá-los como tempero para carnes e refogados. Da mesma forma, o anis estrelado é usado em doces, compotas, geleias e sorvetes. Igualmente especiais são os sucos e drinks à base de anis estrelado.

Separamos mais alguns posts para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário