Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar arruda: descubra e comece já a cultivar!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar arruda: descubra e comece já a cultivar

Nesse artigo vamos falar sobre como plantar arruda, essa planta incrível e única! Perfumada, forte e delicada ao mesmo tempo, e cercada de mistérios, superstições e simpatias, a arruda está presente em muitos lares brasileiros, seja no quintal ou em vasos.

Vamos ensinar você a como plantar arruda, no vaso ou diretamente no solo. Além disso, vamos falar dos cuidados necessários para que a plantinha fique linda, forte e cheirosa o ano todo. Fique com a gente até o final da leitura para descobrir!

Como plantar arruda: no vaso ou no solo, é só escolher!

A arruda é uma planta verdadeiramente inconfundível. Mesmo as pessoas que não sabem quase nada de botânica conseguem reconhecê-la graças ao aroma único que exala das suas folhas, que têm diferentes tons de verde, cinza e até azul.

Originária da Europa, a arruda vem sendo cultivada há séculos pela humanidade. Ainda que no passado tenha sido utilizada em preparações culinárias, para temperar proteínas diversas, saladas e queijos, são as propriedades terapêuticas que realmente marcam o cultivo da arruda no nosso país.

O cultivo da arruda pode ser feito tanto no vaso quanto diretamente no solo e é bastante simples. Você pode fazer o plantio das sementes na terra ou, ainda, pegar um galhinho a plantar diretamente na terra, para que crie raízes e dê origem a uma nova planta.

Com relação à luminosidade, escolha um local onde a arruda vai receber pelo menos 6 horas por dia de sol. Faça a rega de acordo com a necessidade da planta, e tome cuidado para não exagerar: se a terra ficar encharcada, as raízes vão apodrecer e sua plantinha vai morrer.

Como manter a arruda saudável

Como manter a arruda saudável

Como cultivar arruda é um processo relativamente simples, você precisa observar alguns aspectos antes do plantio para que as chances de a plantinha vingar aumentem. O primeiro ponto é a questão da localização.

Como a arruda pode ser plantada na terra ou cultivada em um vaso se for esse o caso não se pode esquecer de verificar se existem furos para que o excesso de água seja drenado. Se não houver, providencie-os com ferramentas próprias para jardinagem.

O segundo ponto é a luminosidade. Você pode plantar um pé de arruda no quintal ou no jardim, se morar em uma casa ou apartamento com área externa, ou mesmo em vasos e cachepôs no interior da casa.

A arruda é bem resistente e costuma se adaptar a vários cenários distintos, desde que receba bastante luz todos os dias. Se na sua casa não bate sol direto nem indireto, dê preferência a outros tipos de plantas.

A adubação da arruda não é imprescindível, mas pode dar uma forcinha caso a sua arruda tenha passado por uma fase mais fraquinha. Você pode podar os raminhos durante o ano todo, conforme a necessidade. Para a sua segurança e a preservação da beleza da plantinha, utilize os instrumentos próprios para jardinagem.

Agora que você já sabe como cuidar da planta arruda, que tal continuar sua leitura com mais alguns artigos selecionados especialmente para você, disponíveis em nosso blog? Confira o que preparamos:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Gilson Joaquim disse:

    Muito bom o artigo

  2. Antonio Roberto de Souza disse:

    Gosto de cultivar plantas assim. Fiquei satisfeito, e só tenho a agradecer. Obrigado.

Deixe o seu comentário