Como plantar limão siciliano em vaso e dicas de cuidado

Compartilhar:


como plantar limão siciliano

Vale a pena aprender como plantar limão siciliano, afinal, o fruto tem personalidade marcante e vai bem com inúmeros pratos, tanto salgados como doces. Imagina só ter o seu próprio limoeiro em casa à sua disposição? É muito mais gostoso colher os frutos na hora e inclusive ter uma árvore no quintal ou jardim.

Descubra mais dicas de plantio para cultivar a espécie em casa e o que não pode faltar para ela crescer e você ter ótimas colheitas.

Tem como plantar limão siciliano em vaso?

É possível, sendo que o tamanho mínimo do recipiente deve ser de 100 litros. Isso porque a espécie precisa de espaço para se desenvolver. Mas agora veja um passo a passo de como plantar limão siciliano considerando as características da planta.

Preparo do vaso

Após escolher o item, a primeira etapa consiste em realizar buracos na base para escoamento da água. Alguns vasos já vêm com os furos, é só dar uma olhada. Depois, aposte em argila expandida ou pedriscos para fazer uma camada de drenagem. Para continuar, deposite uma camada de areia.

Preparação da terra

Um dos passos fundamentais no processo é oferecer a proporção ideal de areia e terra de qualidade para a árvore. No caso, 40% e 60%, respectivamente, pois deixa o substrato mais poroso.

Momento de plantio da muda

Se você optou por comprar a muda do limoeiro, este é o momento de retirar do plástico e centralizá-la dentro do vaso. É importante que ela não fique torta. Em seguida, vá cobrindo com a mistura de terra. O último passo é pressionar bem o torrão da árvore com a terra para que eles se misturem.

Proteção do vaso

Ao final, utilize argila expandida, cascas de árvores ou pedriscos por cima para formar uma camada protetora por cima da terra. Feito isso, é hora da primeira rega, que deve ser abundante.

Como plantar limão siciliano a partir do caroço?

como plantar limão siciliano em casa

Nesse processo, é importante germinar as sementes. Sendo assim, escolha as maiores do fruto, lave-as e retire a fina camada que fica por cima da semente. Então deixe-as de molho em água filtrada e espere até que comece a germinação. O tempo vai de mais ou menos dois dias. Depois, basta iniciar o processo de plantio.

Quanto tempo leva para colher frutos?

Muito vai depender dos cuidados com a árvore, mas se ela receber adubo de 15 em 15 dias e receber a rega e iluminação corretas, em cerca de quatro meses já estará florescendo.

Qual é a melhor iluminação para o limoeiro?

É fato que não basta aprender como plantar limão siciliano sem entender o clima ideal para a árvore. Isso porque essa não é uma espécie que se desenvolve em lugares com temperaturas bruscas, ou seja, quente ou frio demais. O melhor cenário é um local que haja bastante sol, principalmente pela manhã.

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário