Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar pimentão: Saiba como cultivar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar pimentão de todas as cores em casa
É possível plantar pimentão de todas as cores

Aprenda como plantar pimentão em vaso e comece hoje mesmo a criar uma horta saudável e nutritiva. Para ajudar você, nós preparamos uma série de dicas com tudo que o apaixonado por jardinagem precisa saber para cultivar pimentão da maneira correta. Confira!

Como plantar pimentão: Prepare os itens necessários

O primeiro passo para plantar pimentões em casa é preparar e separar os itens de jardinagem necessários para o cultivo. O que não pode faltar são: pimentões, vasos e o substrato com os nutrientes necessários para que o fruto se desenvolva. Conheça melhor cada um deles.

A escolha dos pimentões

A escolha dos pimentões faz toda a diferença na hora de preparar a sua horta para o cultivo. Há opções nas cores verde, amarelo e vermelho. Na dúvida, escolha o pimentão verde, pois ele é mais simples de cultivar e tem sementes mais maduras.

Opte por vasos com furos

A seleção do vaso correto é tão importante quanto a escolha do que você vai cultivar. Isso porque, o recomendado é que ele facilite a drenagem do solo, pois o excesso de água pode apodrecer as raízes. Para cultivo do pimentão, o mais usado é o vasinho em plástico, mas sempre com um furo na base para proporcionar o escoamento da água.

Atenção ao substrato

O substrato é outra parte importante no processo de plantar pimentões em casa, já que ele será o responsável por fornecer as vitaminas necessárias para a sua plantinha crescer. O melhor solo deve ser composto por terra, brita e areia. Assim ele será leve e facilitará a drenagem da água.

Hora de cultivar pimentão em casa

Como plantar pimentão: passo a passo

Agora que você já tem em mãos os itens necessários para plantar pimentão em casa, hora de botar a mão na massa. Vamos lá? Acompanhe o passo a passo!

A preparação os pimentões

A preparação dos pimentões para o cultivo pode ser feita de duas maneiras. Ou através da compra de sementes em lojas de jardinagem ou a aquisição do pimentão na cor predileta no mercado mais próximo.

Caso você tenha escolhido o pimentão, será necessário fazer a limpeza dele e colher as sementes de pimentão. Uma boa dica é fazer isso sobre uma toalha de papel, assim fica mais fácil reunir as sementes e colocar para secar por 48 horas em um local arejado e abrigado do sol.

Importante: É provável que você encontre sementes escuras ou murchas na hora da limpeza do pimentão. Caso isso aconteça, não se esqueça de descartar esses tipos de sementes, pois elas estão impróprias para cultivo.

Criação das mudas de pimentão

Com as sementes separadas e secas, chegou a hora de colocar os conhecimentos de jardinagem em prática e fazer mudas de pimentão. Tudo começa separando um vaso com furos e preenchendo com o substrato.

Feito isso, disperse as sementes no solo e mantenha-o sempre úmido, porém nunca encharcado para não prejudicar o crescimento das mudas. Assim que elas atingirem aproximadamente 10 cm de altura, é hora de transplantá-las para o local definitivo.

Cultivando pimentão: o plantio das mudas

Cultivando pimentão: hora de colocar as mãos na terra

O último passo para plantar pimentão em casa é preparar o local definitivo que irá receber as mudas. O ideal é que, seja na terra, no vaso ou em uma jardineira, com cerca de 30 cm de profundidade para que ele possa se desenvolver corretamente.

Após escolher o vaso, forre o fundo com argila expandida para facilitar a drenagem a água, preencha metade do vaso com terra de boa qualidade e faça buraquinhos com as mãos ou com ferramentas de jardinagem para colocar as mudas.

Em cada vaso, coloque uma muda. Preencha o restante do vaso com terra e regue, deixando-o em um local que receba bastante luz solar direta. O pimentão precisa de pelo menos 4 horas de sol todos os dias.

Conforme a planta for crescendo, providencie estacas para apoio, deixando-a bem firme. Em cerca de quatro meses você já vai poder colher seus primeiros pimentões cultivados em casa e preparar uma receita deliciosa com eles.

E você? Sabe como cultivar pimentão ou outras frutas e legumes em casa? Compartilhe com a gente como tem sido essa experiência.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário