Como plantar pimentão de todas as cores em casa

Compartilhar:


Como plantar pimentão de todas as cores em casa

Como plantar pimentão pode ser uma ótima alternativa para quem deseja ter uma alimentação mais saudável e nutritiva, vamos falar sobre todos os passos de cultivo nesse artigo especial.

Ter uma pequena horta com pimentões em casa pode ser especialmente importante se considerarmos que muitos legumes chegam até a mesa do consumidor com altos índices de agrotóxicos, que podem ser bastante nocivos à nossa saúde.

O cultivo de pimentão é bem simples e pode ser feito mesmo por aquelas pessoas que moram em apartamento. Vem com a gente conferir todas as etapas para ter pimentão na sua hortinha caseira!

Como plantar pimentão: passo a passo

Como plantar pimentão: passo a passo

Para começar a descobrir como cultivar pimentão, saiba que você pode ter pimentões verdes, vermelhos, amarelos e até roxos em casa, mas os verdes provavelmente vão pegar mais fácil. 

Isso acontece porque eles são mais rústicos e dispensam cuidados elaborados. Sendo assim, se tornam uma ótima opção de cultivo, em especial para os novatos na jardinagem e no cultivo de legumes.

O primeiro passo é obter as sementes. Você pode comprar um saquinho do tipo que deseja cultivar ou então comprar um pimentão (dê preferência a um que seja orgânico) na feira ou no mercado.

Corte o legume e retire as sementinhas, colocando-as sobre uma toalha de papel para secar de um dia para o outro.

O segundo passo é aprender como plantar semente de pimentão. Para isso, você precisa decidir se fará o plantio definitivo ou temporário dessas sementes, usando uma sementeira.

Como fazer muda de pimentão não é difícil, você pode realizar o plantio na sementeira e aguardar até que as mudinhas tenham pelo menos 10 centímetros de altura, fazendo depois o transplante delas para o solo ou para um vaso.

E, por falar em como plantar pimentão em vaso, a escolha do modelo que vai acomodar o seu pimentão é bem importante. Opte pelos grandes, com pelo menos 35 centímetros de diâmetro, para que as raízes da planta possam crescer e se desenvolver à vontade.

Cultivando pimentão: hora de colocar as mãos na terra

Cultivando pimentão: hora de colocar as mãos na terra

Forre o vaso escolhido com bolinhas de argila expandida para ajudar o excesso de água da rega a escoar. Preencha mais da metade do vaso com uma terra de boa qualidade e faça buraquinhos com as mãos ou com ferramentas de jardinagem para colocar as sementes.

Em cada covinha, coloque três ou quatro sementes. Cubra com terra e regue, deixando o vaso em um local que receba bastante luz solar direta. O pimentão precisa de pelo menos 4 horas de sol todos os dias.

As semetinhas vão germinar e você vai começar a perceber as primeiras folhinhas na superfície em mais ou menos uma semana. Conforme a planta for crescendo, providencie estacas para apoio, deixando-a bem firme. Em cerca de quatro meses você já vai poder colher seus primeiros pimentões cultivados em casa, e fazer uma receita deliciosa com eles.

Que tal escolher alguns outros legumes e verduras para ter na sua horta caseira? Nosso blog está repleto de artigos especiais que ensinam todas as etapas de cultivo de várias espécies!

Confira algumas sugestões de leitura para você continuar aprendendo e tirar de vez os seus planos de cultivo do papel, ou então para incrementar a sua horta:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário