Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar mandioca: veja o passo a passo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar mandioca: veja o passo a passo

Como plantar mandioca, como plantar aipim, como plantar macaxeira… Se você tem essas perguntas na cabeça, vamos começar respondendo com o seguinte: esses são todos nomes diferentes para uma mesma planta!

É isso mesmo. O nome da mandioca varia bastante de acordo com a região do país, mas só existem dois tipos realmente diferentes da raiz: a mandioca brava e a mandioca mansa.

A mandioca brava não pode ser consumida sem processamento. Além de ser muito amarga, é imprópria para o consumo in natura. Por isso, é muito comum que seu uso se destine quase que totalmente ao preparo de farinha, amido ou fécula.

Já a mandioca mansa é aquela que encontramos em feiras, mercados e hortifrutis. O cultivo das duas é bem parecido, mas é fundamental ter certeza de qual mandioca você está plantando para não ter surpresas na hora da colheita.

Como plantar mandioca mansa

Como plantar mandioca mansa

Para saber como se planta mandioca, fique de olho no clima: apesar de aguentar muito bem períodos de estiagem, temperaturas mais amenas e umidade favorecem bastante o desenvolvimento da plantinha nas fases iniciais.

O próximo passo é entender como fazer muda de mandioca: o cultivo da planta precisa partir do caule de uma planta adulta e saudável. Primeiro, corte pedaços com aproximadamente 15 centímetros de comprimento.

Depois, prepare o solo com o auxílio de ferramentas de jardinagem: revolva-o bastante para que fique fofinho e arejado, e abra sulcos com profundidade entre 5 e 10 centímetros.

Aqui tem uma dica importante: você pode plantar as mudas na horizontal, na vertical ou na diagonal. Cada maneira de plantar tem seus prós e contras.

No plantio horizontal é mais fácil de colher as mandiocas, já que elas ficam mais próximas da superfície. Por outro lado, o espaço necessário para cultivar é maior.

Já no plantio vertical ou diagonal você terá mais trabalho para colher as mandiocas, tendo que remover bastante terra até chegar na profundidade em que elas estão. 

No entanto, é possível plantar mais pés de mandioca em uma mesma área, desde que você garanta um espaço razoável entre elas. O tempo médio de colheita da mandioca é de um ano a um ano e meio.

Cuidados no cultivo da mandioca

Cuidados no cultivo da mandioca

Como acontece com qualquer tipo de cultivo de plantas, é preciso tomar cuidado para manter as pragas bem longe do seu cultivo.

Seja plantas e flores para decoração, hortas, pomares e lavouras, o controle de pragas contribui para deixar suas plantinhas mais saudáveis, o solo fértil e a colheita produtiva.

No caso da mandioca, uma pequena lagarta chamada mandarová é a maior ameaça: seu tamanho e cores fazem com que ela fique bastante tempo oculta na plantação, enquanto devora as folhas da mandioca.

Existem inseticidas biológicos que ajudam a controlar a praga depois que ela já está instalada, mas prevenir é sempre a melhor opção.

Depois da colheita, descubra a enorme variedade de receitas doces e salgadas que você pode preparar tendo a mandioca como ingrediente. Ela pode ser o prato principal ou o acompanhamento, mas temos certeza de que ficará uma delícia!

Confira outros artigos selecionados para você em nosso blog e continue a sua leitura:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário