Como plantar seriguela: descubra aqui!

Por Cobasi

Compartilhar:
Como plantar seriguela: descubra aqui!

Para descobrir como plantar seriguela, vale aprender primeiro que outros nomes são utilizados para falar sobre essa frutinha: ela também é chamada de cajá vermelho, caja mirim, ameixa da Espanha e jacote.

Você já deve ter visto por aí a pergunta “como fazer muda de ciriguela”, ou então “como plantar pé de siriguela”. Mas fique atento, pois a escrita correta do nome da fruta é mesmo seriguela.

Muito utilizada para fazer todo tipo de doce, inclusive sorvetes e geleias, o pé de seriguela não costuma passar dos sete metros de altura, o que torna seu plantio interessante até mesmo para quem não tem uma área externa muito grande.

Nesse artigo vamos ver como plantar seriguela e conhecer o passo a passo que você precisa seguir para ter essa plantinha em casa.

Como plantar seriguela: conheça as etapas

Como plantar seriguela: conheça as etapas

A seriguela é mais conhecida na região Nordeste do Brasil. A fruta tem bastante carne e uma semente no meio, que é importante retirar antes do preparo de receitas ou para comê-la in natura. A seriguela pode ser amarela ou vermelha, quando está bem madura, e o sabor é agridoce, ou seja, docinho e azedo ao mesmo tempo.

Como plantar seriguela pelo caroço pode ser bem desafiador, você pode partir para o cultivo a partir de uma muda. Para isso, pode pedir um galho a alguém que tenha uma árvore adulta em casa ou comprar uma muda pronta em um revendedor. 

O plantio pode ser feito diretamente no solo ou, então, em um vaso bem grande, com pelo menos 50 centímetros de diâmetro e profundidade.

Abra uma cova com auxílio de ferramentas de jardinagem, e coloque uma mistura de terra de boa qualidade, com esterco bem curtido e calcário. Deixe essa mistura repousar por um mês antes de fazer o plantio da sua muda de seriguela.

Quando chegar a hora, coloque a muda de seriguela e acomode a terra em torno das raízes para que ela fique bem firme. O solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. A seriguela gosta de bastante sol direto, mas pode viver bem com luminosidade indireta, na chamada meia sombra.

Cuidados com a seriguela

Cuidados com a seriguela

No primeiro ano de vida, tome cuidado para que a sua plantinha não fique exposta ao sol depois das 13 horas. Nesse horário o calor é mais intenso e ela pode desidratar facilmente.

Depois que a plantinha estiver maior e mais forte, com pelo menos 50 centímetros de comprimento, você pode começar a ampliar seu período de permanência no sol direto. Apenas observe para garantir que a planta esteja bem!

Existem muitos tipos diferentes de seriguela, e a maior parte deles começa a dar frutos entre 3 e 4 anos depois do plantio. Até lá, faça um bom trabalho de prevenção e combate às pragas. Saiba mais sobre o assunto com esse artigo em nosso blog.

Quando seu pé de seriguela estiver com frutinhas, faça a colheita assim que elas estiverem prontas. Os pássaros adoram comer seriguela direto do pé e podem chegar antes de você se não ficar atento.

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário