Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachepot: o que é e como utilizar na decoração

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachepot branco com planta

O cachepot, ou cachepô, é um objeto que vem ganhando cada vez mais espaço nas casas e na decoração. Derivado do francês, cachepot significa “esconder o vaso” e é muito bem-vindo na hora de dar aquele ar diferenciado para os ambientes

Conheça mais para que serve o cachepot e as maneiras de utilizá-lo em casa.

Como usar cachepô na decoração

Uma das formas mais conhecidas de utilizar o cachepô é para meios decorativos. Como o próprio nome já diz, eles são ótimos na hora de esconder vasos que você não quer deixar à mostra. Como é o caso daqueles de plástico em que a planta é vendida. Basta colocar o vasinho mais simples dentro de um belo cachepot e dar aquele “up” na decoração. 

Além de ocultar vasos, o cachepot, ainda evita que móveis estraguem com a rega das plantas. Diferente dos vasos, eles não possuem furos embaixo, sendo assim, a água não escapa.

Os cachepots também podem ser utilizados para guardar objetos que muitas vezes ficam espalhados pela casa: controle remoto, carregador de celular, moedas, essas coisas que são usadas diariamente e tendem a ficar por cima de qualquer tipo de móvel. 

O cachepot pode ser encontrado de diversos tipos e materiais, e podem ser usados em todos os cômodos. No entanto, é preciso de alguns cuidados caso o cachepot seja de fibras naturais ou papelão. Nesses casos, evite ambientes úmidos e use um plástico para isolar o vaso do recipente.

Cachepot pode ser usado para plantar?

Vasos de plantas

A principal diferença entre os vasos e os cachepots é justamente o furo para o escoamento da água. Normalmente, o cachepot não possui esses furos na parte de baixo, dificultando a saída da água. Isso pode ocasionar o apodrecimento das raízes. 

Mas isso não significa que não é possível plantar uma muda em um recipiente sem furos. Apenas não é o mais indicado. No entanto, se este é realmente o seu desejo, existe algumas formas de realizar o plantio da forma adequada. 

Nesse caso, é necessário preparar um esquema de drenagem. Isso deve ser feito com argila expandida e alguns pedriscos no fundo do vaso, uma camada de jornal ou manta bidim, substrato e a planta. Nesse caso, as regas devem ser feitas apenas no final do plantio. 

Uma dica interessante, é misturar um pouco de areia ao substrato indicado. A areia colabora amenizando o encharcamento da terra e ajuda a formar pequenos dutos de escoamento no substrato.  

Na hora de regar uma planta que foi inserida diretamente no cachepot, é necessário utilizar um borrifador ou pulverizador e evitar água em excesso, uma vez que não terá escoamento de água.

Quer saber mais sobre plantas? Acesse nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário