Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Corticoide para cachorro: o que é e para que serve

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cortisona: o que é e para que serve

O corticoide para cachorro, ou cortisona, é um hormônio produzido naturalmente no nosso organismo cuja função principal é atuar como um anti-inflamatório. A produção de cortisona acontece nas chamadas glândulas suprarrenais, e tem início quando o organismo identifica alguma situação que provoque sensação de estresse ou perigo.

A cortisona passou a ser sintetizada em laboratório por volta dos anos 1940. De lá para cá, muitos estudos foram desenvolvidos com base nos benefícios e efeitos, desejáveis ou não, do seu uso como medicamento. Com o tempo esses estudos passaram a ser feitos também nos animais e, hoje, há um grande número de medicamentos de uso veterinário que utilizam a cortisona como princípio ativo.

Para que o corticoide para cachorro é indicado?

Para que a cortisona é indicada

A cortisona, que também é conhecida como corticosteróide ou corticoide, pode ser utilizada para uma série de problemas de saúde. Os medicamentos com base na cortisona existem em forma de comprimido, pomada, creme, colírio, spray nasal e líquido injetável.

Os usos mais comuns da cortisona se dá no tratamento nas seguintes situações:

  • doenças respiratórias, especialmente a asma;
  • doenças de pele;
  • alergias diversas;
  • reumatismo;
  • doenças autoimunes;
  • doenças secundárias decorrentes do câncer.

Ainda que seja muito eficaz no tratamento dessas doenças, a cortisona precisa ser utilizada com cautela, pois apresenta também alguns efeitos colaterais que podem ser bastante desagradáveis e preocupantes.

Uso da cortisona em pets

Uso da cortisona em pets

O uso da cortisona em gatos e cachorros deve ser feito somente com orientação de um médico veterinário. Aliás, essa conduta deve ser adotada para qualquer tipo de medicamento por uma questão de segurança para o pet, mas no caso do corticoide é ainda mais importante pois há uma série de relatos de efeitos colaterais em animais.

Entre esses efeitos colaterais, podemos citar: agitação, medo, agressividade, latidos excessivos, regressão ou perda da capacidade de socializar corretamente etc. Esses efeitos colaterais acontecem, principalmente, nos casos em que o medicamento à base de cortisona é ministrado por longos períodos, em especial nos casos em que não é seguida a orientação do veterinário sobre as dosagens corretas.

Os perigos da medicação com cortisona de uso humano

Nós sempre fazemos essa recomendação e vamos reforçar o recado agora: você nunca deve aplicar cortisona ou qualquer outro medicamento de uso humano em um pet sem que haja uma expressa orientação do médico veterinário que acompanha o animal.

O primeiro perigo reside nas diferenças entre as doses que são adequadas a uma pessoa e a um animal, especialmente em função do peso corporal. Mas, não é só isso: a duração do tratamento também muda de indivíduo para indivíduo, e de acordo com a gravidade da doença. No caso específico da cortisona, o risco de efeitos colaterais desagradáveis aumenta muito em tratamentos de longo prazo

Oferecer um medicamento de uso humano para o seu pet pode não produzir os efeitos desejados, caso a dose seja insuficiente, mascarando sintomas e piorando o quadro de saúde geral do animal. Por outro lado, caso a dose seja excessiva, você pode levar o animal a uma intoxicação medicamentosa, o que é muito sério e pode ser até mesmo fatal.

Por isso, sempre procure um médico veterinário caso o seu cachorro ou gato apresente qualquer distúrbio de saúde. Ele é o profissional indicado para prescrever os cuidados de saúde adequados para que o seu melhor amigo peludo se recupere o mais rápido possível.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário