O perigo do remédio caseiro para seu animal de estimação

4 de março de 2021

Saúde e Cuidados
cão sendo medicado com remédio caseiro

A automedicação é uma prática perigosa, inclusive em humanos. Apesar disso, ainda é comum usar remédio caseiro para tratar cachorros, gatos e outros animais.

Entretanto, as manipulações podem dar errado e inclusive colocar a vida do bichinho em risco. E será que vale arriscar a saúde do seu amigo dessa forma? O veterinário é sempre o melhor profissional para tomar decisões que envolvem o bem-estar de um pet.

Remédio caseiro para cachorro funciona?

Utilizar remédios caseiros para tratar problemas de saúde em cachorros pode ser perigoso. Sem contar que não sabemos a causa raiz e a gravidade da patologia.

A principal diferença entre pets e pessoas é o sistema fisiológico. Dendo assim, a dosagem e tratamento feito sem recomendações pode levar a uma intoxicação, por exemplo.

Faz mal dar bicarbonato para cachorro?

O ideal é procurar um médico veterinário para entender o que está sendo tratado. O bicarbonato em si não faz mal, mas pode acontecer do animal ter alergia. Primeiro, entenda com um profissional qual a causa raiz do problema, e assim, inicie a medicação.

Caso não seja possível procurar um veterinário de imediato, entre em contato com o mesmo via telefone ou mensagem. 

Faz mal cachorro comer boldo?

O boldo é um remédio caseiro usado para tratar ânsia e crises de vômito. Se você não sabe porque o cachorro está passando mal, é perigoso utilizá-lo pois isso pode acabar apenas mascarando o problema. Além do mais, decisões como esta, sem a consulta de um veterinário, podem agravar a patologia.

É bom dar chá para gato?

Bebidas com cafeína ou industrializadas sem seguir a regulamentação própria para animais faz mal para os pets. Outro ponto de atenção é referente aos chás, que alguns donos usam como remédio caseiro. O líquido possui substâncias que podem ser tóxicas para o gato.

Um caminho diferente e seguro, é o cultivo de ervas que o gatinho pode consumir, e que não fazem mal. Entre as mais comuns estão hortelã e erva-doce.

Pode dar nimesulida para gato?

A nimesulida foi desenvolvido para humanos e não deve ser consumido por um gato sem prescrição veterinária. Uma dosagem errada pode colocar a vida do pet em risco, por isso a opinião de um profissional é essencial.

Por que é importante procurar um veterinário antes de dar remédio caseiro?

perigo do remédio caseiro para cachorros

É plausível pensar que determinados alimentos, ervas ou misturinhas não têm o poder de fazer mal para o pet, mas o ideal é pensar de outra forma. Será que você não está mascarando um problema de saúde do bichinho? 

As clínicas veterinárias, como a Spet, além de contarem com a presença do veterinário, é o local ideal para exames e outros diagnósticos.

Por mais que você leia diversos artigos sobre saúde animal, determinadas doenças não são facilmente identificadas e neste momento precisamos da ajuda dos veterinários.

Se quiser oferecer um remédio caseiro para seu cachorro ou gato, nossa dica é tirar suas dúvidas com um profissional que acompanha a saúde do animal.

Veja outros conteúdos sobre pet que podem ser do seu interesse: