Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como escolher um antipulgas para o seu pet?

| Atualizada em

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Existem diversos antipulgas à venda e é importante entender quais são as necessidades do seu pet para então, escolher a melhor alternativa. Vamos te ajudar a entender um pouco sobre cada tipo do medicamento e consequentemente fazer a melhor escolha para seu animal.

Antes de tudo, é necessário entender o ciclo da pulga para compreender melhor como é feita a eliminação desses parasitas externos muito conhecidos como ectoparasitas.

As pulgas possuem 4 fases: ovo, larva, pupa e adulta – você pode entender um pouco mais sobre o desenvolvimento dela neste infográfico sobre o ciclo da pulga.

Algo muito importante de saber é que a forma adulta compreende somente 5% da infestação e as formas jovens representam os 95% e ficam no ambiente, sendo assim, quando falamos de tratamentos contra pulga, não devemos pensar somente no animal e sim no animal em conjunto com o tratamento do ambiente.

O que você precisa saber ANTES de comprar um antipulgas?

  1. Espécie do animal: Existem antipulgas para cães e que se colocados em gatos ou em outras espécies podem acabar sendo tóxicos (como por exemplo, produtos com permetrina)
  2. Idade: É sempre muito importante prestar atenção, pois antipulgas que já podem ser aplicados a partir de 2 dias de vida e outros somente após um ano de idade. Uma diferença bem considerável e que deve ser sempre respeitada
  3. Peso: Cada tipo de antipulgas tem uma margem de peso diferente e, assim como a idade, também é sempre importante respeitá-la, pois existe o risco de você intoxicar o seu animal caso utilize a faixa errada.

Tipos de antipulgas para pets

Pipetas: Já há um bom tempo no mercado, muito utilizado por tutores de gatos e cachorros, devido à fácil aplicação (a maioria das apresentações é feita depositando o líquido na nuca, diretamente na pele).

Tome cuidado porque somente algumas apresentações podem ser aplicadas após o banho, sendo que a maioria você deve esperar cerca de dois dias para estar fazendo a aplicação e após a aplicação, deve-se esperar no mínimo dois dias para estar dando banho. 

A pulga não precisa necessariamente picar para morrer, agindo na fase adulta, existindo alguns produtos que agem também na fase larval e contra os ovos.

tutor-aplicando-antipulgas-no-pet

Sprays: Alguns produtos podem ser utilizados tanto em cães quanto em gatos, então muitas das vezes essa pode ser uma escolha um pouco mais econômica para tutores que possuem ambas espécies.
A aplicação do antipulgas precisa ser feita por todo o corpo do animal, atingindo completamente toda pele e pelo do animal. Tomar cuidado com os olhos do animal e para a aplicação o tutor deve utilizar luvas. Bem parecido com o modo de ação das pipetas, vai agir na fase adulta da pulga.

Comprimidos: Com variação da duração de proteção de um dia a três meses em dose única, ele caiu no gosto dos brasileiros e vem conquistando muitos tutores. Atualmente a maioria dos comprimidos é palatável e os cães não tem tanta dificuldade para comer. É claro, porém, que não podemos generalizar. Também existe a linha para gatos, mas, devido à dificuldade do gato em lidar com comprimidos, esse é um mercado que caminha mais em passos lentos.
O princípio ativo deste antipulgas vai para corrente sanguínea, e a pulga, ao picar, acaba morrendo. Portanto, esse é um antipulgas que age na forma adulta.

Coleiras:  Um produto que já existe no mercado pet há muito tempo, vem se atualizando nesses últimos anos e já conta com coleiras antipulgas que dizem durar até nove meses de proteção, com algumas resistentes à água, sem nenhum cheiro e até repelindo vetores responsáveis por doenças perigosas. A maioria delas vai agir contra a fase adulta da pulga, porém existem algumas que agem além da fase adulta, nas fases larvais e contra os ovos.

Outros cuidados para manter as pulgas longe do seu pet e da sua casa

Encontrando o antipulgas que mais se adequa à sua situação e do seu animalzinho, você não pode se esquecer do tratamento de casa. Podemos encontrar alguns produtos que são diluídos na água (concentração de acordo com a bula) e aplicados por todo ambiente frequentado pelo animal, podendo ser borrifados ou utilizados com um pano.
Também existem sprays especializados em pulgas no ambiente e estes assim como o produto anterior, não podem ser aplicados com o animal no local, porém necessitam de um menor tempo de isolamento quando comparamos aos produtos que são diluídos.

Só não podemos esquecer que devido ao longo período que a pulga pode ficar no estágio de pupa – é o estágio entre a larva e a vida adulta – para se ter um controle total do ambiente, o tratamento não pode ser feito apenas uma vez e esquecido. Deve- se ser feito por no mínimo uma vez na semana por pelo menos quatro meses.

Podemos resumir, que a aplicação do antipulgas é de suma importância e o ambiente que ele frequenta é diretamente relacionado com a escolha do melhor produto, variando se o animal vive sozinho ou com outros pets, se vive em apartamento ou em casa, se passeia em parques ou em ruas e se entra frequentemente em piscinas ou lagos.

Ou seja, o grau e local de exposição também entra como variáveis e assim como as outras, devem sempre ser muito bem analisadas para o bem-estar do seu animal.
Após o entendimento desse assunto, mãos à obra contra essas pulgas que incomodam tanto os nossos pets e que podem transmitir muitas doenças!

Você ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Escreva aqui nos comentários!

Sempre busque a orientação do seu médico veterinário!

Autor: Marcelo Tacconi (Educação Corporativa)

Marcelo Tacconi | médico-veterinário

| Atualizada em

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Marco Antonio disse:

    Bom dia
    A Cobasi poderia continuar a distribuir os cupons de desconto de 10%. Essa era uma boa ideia que ajudava muito em nossas compras.
    Pensem nisso! Obrigado
    Marco Antonio

  2. Stéphany Melo disse:

    Bom dia! Minhas dúvidas são sobre o uso do antipulgas em talco. Como aplicar? É aconselhável em filhotes? É antes ou depois de dar o banho? Quanto tempo antes ou quanto tempo depois do banho eu devo aplicar? Com que frequência devo usar antipulgas nesse tipo de cachorros? Meus cães são um casal da raça Cão de Crista Chinês(powderpuf) e têm 10 meses. Obrigada

  3. Andre disse:

    A coleira é uma otima opcao, encontrei outras opcoes neste site https://antipulgasecarrapatos.com.br/

  4. Ariane disse:

    No dia seguinte após a aplicação da pipeta, o pelo fica duro e branco, posso limpar com pano úmido essa superfície do pelo? Pq leva uns 3 dias pra sumir…

Deixe o seu comentário