Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dentes de coelho: cuidados e curiosidades

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
dentes de coelho

Quando desenhamos um coelho ou assistimos a uma animação de coelho, como o Pernalonga, a representação é sempre de que esses animais possuem apenas dois dentes frontais. Mas não é bem assim! Por isso, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre dentes de coelho e como cuidar bem deles!

Quantos dentes tem o coelho?

Por mais que estejamos acostumados com a ideia de que os coelhos têm somente os dentões frontais, eles, na verdade, têm mais dentes.

Apesar de não terem caninos, a arcada dentária de um coelho adulto geralmente consiste de 26 a 28 dentes permanentes. São eles: três pares de pré-molares superiores, dois pares de pré-molares inferiores; dois pares de incisivos superiores, um par de incisivos inferiores; e três pares de molares superiores e três pares de molares inferiores.

Os molares e pré-molares têm como função auxiliar na mastigação. Os dentes da frente – os incisivos – servem ​​principalmente para segurar e cortar folhas fibrosas e outros alimentos que fazem parte de seu cardápio.

Uma curiosidade interessante é que os coelhos possuem dentes de leite. Porém, a troca pelos dentes permanentes pode ocorrer enquanto ainda estão no útero da mãe.

O que é a má oclusão nos dentes dos coelhos?

É importante que todos os tutores de coelho saibam que os dentes permanentes dos coelhos são elodontes, ou seja, nunca param de crescer. Os incisivos, por exemplo, podem crescer cerca de 1 centímetro por mês.

Quando os dentes estão maiores do que deveriam, acaba resultando em um problema chamado de má oclusão. Isso consiste em a arcada dentária ficar desalinhada quando o animal tenta fechar a boca, comprometendo a mastigação e a deglutição. Além disso, os dentes podem acabar machucando o interior da boca do pet, causando feridas.

É importante, também, se atentar ao fato de que, se o coelho estiver apresentando sintomas como perda de peso, perda de apetite, alterações nas fezes, salivação excessiva e mau odor vindo da boca, é uma boa hora de levá-lo a um veterinário para que os dentes sejam averiguados.

Cuidados necessários com dentes de coelho

dentes de coelho

Justamente por conta de todos esses possíveis problemas, alguns cuidados especiais precisam ser tomados para que os coelhos não tenham a saúde comprometida.

Na natureza, os coelhos têm o hábito de procurar por alimentos bastante fibrosos para se alimentar, e dessa forma, os dentes são desgastados de forma natural e saudável. Porém, no caso dos coelhos domésticos, a maior fonte de nutrição oferecida para esses pets é a ração própria para eles, e que, infelizmente, não é suficiente para causar o desgaste que os dentes tanto precisam.

Dessa forma, para ajudar o pet a manter os dentes no tamanho necessário, é preciso que os tutores complementem a dieta dele com bastante capim ou feno, que, além de serem ótimos para os dentes, também são capazes de auxiliar no bom funcionamento do intestino do pet. 

É importante, também, oferecer brinquedos e itens próprios para que o coelho possa roer a vontade, causando, assim, o desgaste necessário e indolor de seus dentinhos.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário